A Última Batalha

(por Fernando Neeser de Aragão)



Ele foi rei da Aquilônia, penso eu, durante muitos anos, num reinado turbulento e inquieto, quando a civilização hiboriana alcançou o mais magnífico ápice e todos os reis tinham ambições imperiais. Primeiro ele lutou na defensiva, mas sou da opinião de que, no final, foi forçado a guerras de agressão, no mínimo por auto-preservação”.
(Robert E. Howard – Carta a P. Schuyler Miller, 10 de março de 1936)


Sentei-me no trono da Sala de Julgamentos de meu palácio em Tarantia, a capital do reino da Aquilônia. Além das grandes janelas de vidro, se estendia o céu azul sobre os jardins cheios de flores perfumadas. E, além dos parques, elevavam-se as torres azuis e douradas, junto às cúpulas de cobre e as silhuetas dos templos, palácios e casas de telhas vermelhas. Pois aquela era a cidade mais principesca de todo o Ocidente.

Do lado de fora dos jardins, as ruas limpas de Tarantia ferviam de gente, de pessoas montadas em lombos de cavalos, mulas ou asnos; de liteiras opulentas, ricas carruagens ou modestas carroças. Ao longo das docas, as embarcações enchiam as margens do Rio Khorotas como enxames de insetos aquáticos. Durante 35 anos, governei a Aquilônia com mão firme, porém tolerante. E, por Crom, transformei o reino no mais próspero e poderoso que o mundo havia conhecido desde sua criação!

No grande salão rodeado de colunas, se reuniam os nobres de ricos trajes, cortesãos arrumados com túnicas de seda e cidadãos roliços com roupas simples, sobre os quais luziam os medalhões de seus respectivos grêmios. Todos eles esperavam ver como eu administraria a justiça daquela vez. Posto que, naquela ocasião, seriam julgados alguns casos de importância excepcional, metade dos nobres da Aquilônia estava presente. Entre eles, o velho Conde Trocero de Poitain – elegante como sempre, usando uma jaqueta de veludo verde, com o leopardo escarlate de seu condado bordado nela. Ali também estava o Conde Amalric de Valerus e sua esposa, a linda condessa gazali Lissa, juntamente com Nissus, filho do casal – um belo homem de 40 anos, com os cabelos negros que a mãe tinha na juventude e os olhos cinzentos do pai (e agora casado com a filha de Silvia e neta de Trocero) –; bem como a Condessa Albiona, o velho General Pallantides e a Condessa Valéria – ex-pirata da Irmandade Vermelha e excelente guerreira, capaz de superar o próprio Pallantides, se algum dia eles tivessem duelado.

Soldados de rosto austero, pertencentes aos Dragões Negros, permaneciam de guarda junto à enorme porta e ao pórtico; os raios de sol se refletiam em seus capacetes e nas afiadas pontas de suas lanças. Todos os olhos estavam fixos no estrado central, onde haviam sido instalados três tronos por cima da multidão, e onde minha esposa Zenóbia e meu herdeiro Brion me ladeavam em seus respectivos tronos – a rainha com nossa filha de pé ao seu lado, e meu filho com sua esposa também de pé ao lado dele. Também olhavam para o mercador coberto de jóias, que permanecia em pé, com aspecto nervoso, enquanto seu advogado, vestindo uma toga negra, argumentava em favor de seu representado, diante do mais alto dos tronos.

Eu me sentava neste último, examinando-os e odiando, como sempre, as discórdias por imposto, aqueles problemas intrincados e laboriosos, com suas armadilhas legais e seu fundo complexo de matemáticas.

Meu nome é Conan, nascido na Tribo do Grande Lago, no noroeste da Ciméria. Como ladrão, pirata, mercenário, chefe de tribos bárbaras ou general de exércitos reais, eu havia me aventurado por terras desconhecidas e cheguei a conhecer todos os azares e maravilhas do mundo. Lutei contra inimigos humanos tanto quanto contra demônios, dragões e monstros das trevas. Milhares de inimigos haviam conhecido o frio contato de minha lâmina – bruxos malignos, ferozes chefes bárbaros e reis arrogantes. Havia transcorrido mais de trinta anos desde que uma jogada do destino, um capricho dos deuses e minha própria vontade indomável haviam me destacado até me colocar num lugar importante, como soberano do reino ocidental mais rico e poderoso.

Súbito, a chegada de um mensageiro esbaforido à sala do trono interrompeu aquela manhã tediosa. Segundo ele, o maldito rei de Zingara havia forjado uma aliança com Argos e Ophir, para tomarem meu reino. O único meio de destruir esta coalizão seria invadir e conquistar Zingara, anexando-a à Aquilônia, enquanto Poitain enfrentava os argoseanos e ophirianos na tentativa de anexá-los também. Eu tinha 75 anos e já não era tão forte e ágil quanto na minha juventude; e a idade havia feito meu corpo emagrecer, como o faz com todos os bárbaros. Mas, por Crom, eu ainda era Conan, um cimério! Meus músculos agora esguios continuavam mais fortes e ágeis que os de qualquer jovem da civilização, e – assim como todos os homens do meu povo – eu ainda possuía virilidade suficiente para ter deliciosos êxtases de prazer, tanto com as mulheres do meu harém, quanto com a minha amada esposa, a rainha Zenóbia.

Assim, sem disfarçar a alegria em meu coração, respondi que haveria guerra, sim, e que eu, como sempre, iria à frente dos exércitos aquilonianos.


* * *

Corre a lua, por que longe vai?
Sobe o dia tão vertical,
O horizonte anuncia, com o seu vitral,
Que eu trocaria a eternidade por essa noite,
Por que está amanhecendo?
Peço o contrário: ver o sol se pôr!
Por que está amanhecendo,
Se não vou beijar seus lábios quando você se for?”.
(Nando Reis, em “Relicário”)


Enquanto a lua cheia subia no céu, iluminando a noite, eu estava a sós nos aposentos reais com minha linda Zenóbia. Em seu olhar, eu percebia uma preocupação comigo ainda maior que das outras vezes.

Minha rainha era a mulher a quem eu amava, e que sempre me amou e aceitou como sou e sempre fui; ela nunca sentiu ciúmes por eu ter meu harém, tanto antes quanto depois de me casar com ela (como toda hiboriana, Zenóbia sabia que este era um costume normal nos reinos do ocidente, e sabia que eu jamais a enganei, nem a enganaria). Em outros tempos, eu não compreenderia suas lágrimas, pois os cimérios só choram no dia em que nascem. Mas, há muito tempo aprendi que quem ama se preocupa – e por que com ela seria diferente? Acalmei-a com um beijo ardente e feroz, excitando-a.

Minhas mãos calejadas caíram sobre os ombros da minha rainha. Meus lábios buscaram novamente os dela; suas roupas se abriram, e seus grandes e lindos seios pesados despencaram trêmulos de desejo e ávidos por prazer. Eu os beijei e suguei com a ferocidade de sempre e com uma avidez ainda maior que de outras vezes, fazendo-a suspirar de um prazer ainda maior que todos que eu já a tinha feito sentir.

Os fartos cabelos prateados de Zenóbia lhe caíam em cascata sobre as costas ebúrneas, e seu lindo corpo avantajado rebolava sobre o meu, enquanto ela gemia de êxtase de prazer, pouco antes de eu também me abandonar ao orgasmo.

* * *

Acompanhado dos meus dois filhos, o príncipe Brion e a princesa Flavia, liderei o ataque a Zingara, enquanto Prospero e Trocero defendiam Poitain de Argos e Ophir, respectivamente.

Meus aquilonianos haviam formado uma linha de defesa cuneiforme, a qual resistia à pressão zíngara. Eu e meu primogênito Brion I estávamos à frente daquela cunha humana, forrada pelo metal das nossas armaduras e capacetes, onde as vestes dos arqueiros refletiam a luz do sol entre rochas e arbustos, os altivos guerreiros da Aquilônia em seus corcéis, com penas flutuando nos capacetes e lanças erguidas, como moitas eriçadas.

Do outro lado, havia 40 mil zíngaros, cuja cavalaria era a espada do exército. Como na Nemédia, os homens a pé – 20 mil arqueiros e lanceiros – eram usados para abrir caminho para o ataque dos homens de armadura. Ao comando de avançar do Rei de Zingara, os arqueiros começaram a abrir caminho, sem quebrar as alas, lançando suas setas com zunido e ardor. Mas as flechas não chegaram aos alvos, ou atingiram inofensivamente os escudos dos gunderlandeses. Antes que as balestras zíngaras pudessem entrar na linha de alcance assassino, os longos arcos dos bossonianos estavam fazendo um belo estrago em suas fileiras.

De ambos os lados, os arqueiros lançavam suas setas a longa distância, e os lanceiros marcharam enfileirados e, atrás deles, vinham os cavaleiros. Os zíngaros se chocaram contra as lanças das falanges gunderlandesas, morrendo espetados nos corações, estômagos e pescoços. Fazendo jus ao pai que tinha, Aison, filho de Nestor (este último agora idoso demais para uma batalha – detalhe que nunca impediu os cimérios de lutarem, mesmo na velhice), agarrava no ar lanças zíngaras endereçadas a ele e as usava no contra-ataque, perfurando fatalmente testas e pescoços dos inimigos.

Meu filho Brion, por sua vez, honrava seu sangue semi-cimério ao arremessar duas lanças certeiras ao mesmo tempo com as duas mãos, como meus conterrâneos faziam e eu ensinara a ele desde sua infância. Eu e meu herdeiro nos destacávamos naquela batalha, abrindo testas, despedaçando escudos e peitos encouraçados, fazendo jorrar sangue, tripas e miolos zíngaros, com nossas espadas. Minha filha Flavia, disparando impiedosamente contra os cães zíngaros, era uma excelente arqueira montada, tão habilidosa quanto um hirkaniano, e capaz de fazer inveja aos bossonianos e shemitas. Tomado pelo furor da guerra, eu cortava gargantas, decepava membros e me deliciava com a dança macabra de cabeças rodopiando no ar.

A ex-pirata – e há 35 anos, uma nobre aquiloniana, graças a mim – Valéria lutava próxima, sorrindo como sempre e com os olhos flamejantes. Embora com 61 anos, ela ainda era mais forte que um homem civilizado comum, e mais veloz e muito mais impiedosa. A espada parecia viva em suas mãos. A cada golpe sangrento que ela dava, o balanço trêmulo de seus seios volumosos me excitava, mesmo durante a ofegante fúria da batalha. A Condessa Valéria – de quem eu era amante ocasional – movimentava-se como um elusivo fantasma, mudando constantemente de lugar, atacando quando parecia recuar. As espadas zíngaras não acertavam nela, e os adversários davam golpes no vazio e morriam com o coração trespassado, ou com a garganta degolada com a escarnecedora risada dela ecoando em seus ouvidos.

Homens, animais e armas se misturavam naquela orgia de morte. Não era possível distinguir bons ou maus, heróis ou vilões, certos ou errados. Naquele momento, éramos todos feras primordiais, criaturas da destruição. Isto estava nos nossos corações, estava em nossa alma.

Quando os lanceiros começaram a fraquejar diante da selvagem saudação de morte que zunia e assobiava, uma trombeta soou, dividindo os grupos para a direita e esquerda. No meio deles, os cavaleiros trovejaram em suas couraças. Correram diretamente contra uma nuvem de morte pungente. As setas encontravam cada brecha nas armaduras zíngaras e feriam os corcéis, que se atropelavam na planície gramada, retrocedendo, empinando e caindo para trás, arrastando seus cavaleiros.

Lanças, espadas e flechas vibravam e resvalavam na armadura de Brion, sem lhe causar dano algum. Como uma tempestade que ataca as esquadras, meu primogênito golpeava as fileiras cerradas da facção do Rei Kallidio, e seus ataques redobrados talhavam um caminho sangrento, partindo tanto ferro quanto ossos. Agora sem flechas, Flavia cruzou espadas com um zíngaro e abriu-lhe o peito num giro sangrento, espalhando anéis de cota-de-malha, sangue e faíscas, e seguiu matando vários outros cães do Exército Real de Zingara, ficando tão coberta de sangue quanto eu e Brion. Minha Zenóbia não pôde vir, pois, apesar de lutar quase tão bem quanto meus filhos, precisava ficar em Tarantia, pois alguém tinha de comandar a defesa do Palácio Real, numa possibilidade remota dele ser invadido.

Por um instante, com o escudo erguido, um dos zíngaros só conseguiu se defender contra a chuva de golpes que Pallantides lhe despejava com ambas as mãos sobre ele, e, por um instante, somente a força de seu elmo o salvou. No momento seguinte, entretanto, aproveitando-se do cansaço do zíngaro, Pallantides acertou um golpe na lateral do homem, cortando-lhe cota-de-malha, costelas e coluna vertebral.

Centímetro a centímetro, passo a passo, metro a metro, a horda de zíngaros foi recuando diante de nossas armas, e da formação à frente da qual eu me encontrava.

Mas Kallidio reagrupou suas tropas e praguejou ao olhar para a floresta de lanças gunderlandesas, com pontas visíveis acima de seus capacetes. Os soldados zíngaros, como sempre, lutavam tão galantemente quanto suas tradições almofadinhas exigiam. Mas não conseguiriam romper minha boa e velha formação em cunha. Kallidio deu nova ordem de ataque, e os cães de Zingara, com a coragem dos desesperados e ainda em maior número que nós, esporaram seus cavalos para o rio. Nós os ferimos e despedaçamos. A pé, surgiram os gunderlandeses sedentos de sangue e os bossonianos.

Mergulhávamos cada vez mais na formação inimiga. Nem mesmo todos os poderes do Inferno seriam capazes de nos conter! A maré estava mudando...

Eu havia acabado de partir um guerreiro zíngaro ao meio, numa explosão de miolos, sangue e tripas, quando avistei um dos meus grandes amigos, Servius Galannus, ser morto com uma lança no flanco. Louco de ódio, investi contra o cão de Zingara que o havia matado e fiz sua cabeça aquilina voar, num jato de sangue.

- Kallidio, seu cão zíngaro! – gritei furioso. – Apareça se for homem, seu covarde dos infernos!

Ao avistar outro zíngaro – o qual matara um de meus generais – correr até o rio, eu o persegui. Ele, vendo que não conseguiria alcançar a água antes que eu o pegasse, se voltou em minha direção e estocou sua lança para o alto, ao mesmo tempo em que fiz um arco descendente com minha espada. O canalha errou o alvo, mas meu giro foi certeiro e fatal, abrindo-lhe o crânio, do qual seus miolos ensangüentados se derramaram.

No momento seguinte, outro inimigo, tão alto e forte quanto eu, investiu na minha direção e, mais por sorte que por habilidade, me derrubou do cavalo e desarmou com um só golpe de sua espada. Eu lhe segurei o punho direito, impedindo-o de usar sua arma contra mim, ao mesmo tempo em que ele agarrava o meu desarmado punho da espada. A força daquele jovem gigante era tão grande quanto a minha, mas eu pus a balança a meu favor, puxando-lhe o braço para baixo, ao mesmo tempo em que acertava o pulso direito daquele bastardo com meu joelho esquerdo. Então, eu lhe esmurrei o queixo com minha mão direita, à qual ele havia largado, momentaneamente enfraquecido pela minha joelhada no pulso.

Quando ele caiu ao chão, tentou se apoderar de minha espada – a qual não caíra muito longe de nós quando o cão de Kordava me desarmou –, mas eu consegui agarrar o cabo de minha arma, ao mesmo tempo em que ele agarrava a lâmina. Com um urro de fúria e uma violenta torção, arranquei a espada da mão dele, juntamente com dois dedos desta última. Enquanto o zíngaro urrava de dor e ódio e puxava uma adaga com a mão intacta, atravessei-lhe o coração e coluna vertebral com duas estocadas ferozes de minha espada.

Espadas brilhavam sob as últimas luzes do entardecer, as quais davam ao sangue uma coloração espectral. Outro zíngaro investiu e eu o encontrei, com minha exaustão reduzida pelo ódio e pelo delírio pungente por batalha. Lutamos avançando e recuando.

Ele lutava como um selvagem, mas com toda a técnica que os mestres de espada de sua Zingara natal o haviam ensinado. Já eu lutava como havia aprendido em batalhas sombrias e impiedosas, nas colinas, estepes e desertos, com a intensidade furiosa do ataque, a qual reúne força como um furacão à medida que progride.

Batendo em sua lâmina como um ferreiro na forja, fiz o zíngaro cambalear diante de mim, até o homem oscilar vertiginosamente.

- Suíno! – ele ofegou, quase sem fôlego, cuspindo no meu rosto e talhando loucamente em direção à minha cabeça.

Mas, com um rugido, fiz minha espada rodopiar a lâmina daquele cão para trás e atingi o alvo com um rangido.

O zíngaro cambaleou de novo, seu rosto subitamente manchado por sangue e miolos, e caiu silenciosamente para trás. A maré da batalha tragou os confusos arqueiros inimigos, os quais fugiram em ondas dispersas, jogando as balestras fora. Os lanceiros que sobreviveram ao ataque explosivo dos cavaleiros foram retalhados pelos brutais gunderlandeses e pelos arqueiros bossonianos, os quais corriam atrás de qualquer zíngaro que ainda se movesse. Em louca confusão, a batalha se transformou em combates individuais e em grupos, enquanto os cavalos zíngaros empinavam e davam coices.

No Rio Alimane, que fervilhava e espumava de escarlate, o trabalho de matança prosseguia. Lá, aquilonianos e zíngaros, lutando corpo-a-corpo, dilaceravam pescoços e entranhas uns dos outros, afundando no rio. Os homens do Rei Kallidio, que resistiram até agora, começavam a cambalear e cair. O rei de Zingara os havia movido para a aparência de uma formação, e lutaram como demônios, até Brion, Valéria, Pallantides, Flavia e eu corrermos para a parte mais aglomerada da batalha, em direção ao Rei Kallidio. E os zíngaros cederam ante o ataque dos enlouquecidos aquilonianos.

Sacudindo o suor e sangue dos olhos, vi o líder rival. Kallidio lutava à frente dos zíngaros, abrindo crânios e gargantas aquilonianas com sua espada – apesar de canalha, o rei inimigo não era tão covarde. Fiquei louco de raiva ao vê-lo, e investi contra ele. Muitos zíngaros já estavam fugindo de volta para Kordava. Poucos o conseguiriam. Por Crom, eu percebi, naquele momento, que os zíngaros nunca mais atacariam Poitain! O sol poente afundava num oceano de sangue escuro, como um símbolo da independência e soberania da Aquilônia.

- Voltem aqui, seus covardes! Voltem e lutem! – gritava Kallidio aos militares que fugiam, pouco antes de eu encontrá-lo, enquanto sua facção era atingida, durante a retirada, por flechas bossonianas e lanças gunderlandesas nas costas. Os cães de Zingara foram esmagados e, incapazes de se reagrupar ou formar uma resistência, eles saíram em debandada para o rio. Muitos o alcançaram, escapando para a estrada oeste, com toda a Aquilônia atrás deles. Meus guerreiros os caçavam como lobos.

Eu já estava cansado e sangrava de vários ferimentos, mas não vacilei. Ataquei aquele cão, com toda a minha fúria berserk, aparando-lhe vários golpes de espada, numa desconcertante combinação de defensiva e ofensiva contra aquele desgraçado. Num breve momento em que fraquejei, ele me acertou uma estocada profunda no coração. Por um breve instante, vi o mundo oscilar ao meu redor; mas meu ódio foi mais forte que a dor, e transformei o sorriso triunfante de Kallidio num olhar de dor e surpresa, ao atravessar minha larga espada de aço azulado entre o pescoço e queixo do rei inimigo, de modo que a ponta da minha lâmina se sobressaiu do alto do crânio dele, empurrando-lhe o elmo para cima.

Um último zíngaro, girando como um grande gato, ergueu sua espada gotejante, apenas para tê-la espantosamente batida em seu crânio sob meu terrível golpe. Ele cambaleou e, no instante seguinte, minha lâmina, brandida com toda a força dos meus músculos enrijecidos, decepou-lhe o braço esquerdo na altura do ombro, desceu cortando as costelas e se cravou profundamente no osso de sua bacia. Numa bruma vermelha, ainda o vi desabar morto ao chão, antes de dar, ainda de pé, meu último suspiro, e as trevas se fecharem ao meu redor.

Quando morri, já era velho; mas nenhum de meus antigos ferimentos, das velhas batalhas, me doía. Minha única dor fora a do golpe derradeiro que eu havia recebido, pouco antes de vingar minha própria morte e matar mais um zíngaro.



Epílogo:

Após a morte de Conan, seu corpo foi levado de volta a Tarantia e cremado. Seu primogênito Brion o sucedeu no trono – embora Zenóbia, a mãe dele, continuasse sendo rainha da Aquilônia (a qual, apesar de ter rechaçado os ataques argoseanos e ophirianos, não obtivera sucesso na conquista destes dois últimos países). Ao contrário do pai, o jovem Brion I se mostrou um rei sem escrúpulos e, ao conquistar Zingara, exterminou todos os generais zíngaros, substituindo-os pelos aquilonianos, além de mandar assassinar todos os homens da família real de Zingara.

A dourada bandeira real do país conquistado foi queimada e substituída pela bandeira aquiloniana do leão dourado. Com a ajuda de Prospero e Pallantides – e desapontados com a política do novo rei da Aquilônia –, Lissa, Amalric, Albiona, Trocero, Valéria, Zenóbia e Flavia viajaram disfarçados até o reino de Khauran (juntando-se, no oeste de Koth, a ninguém menos que a Condessa Sancha de Kordava, e suas duas abastadas e leais amigas Lady Belesa e Tina, as quais fugiam dos exércitos aquilonianos que agora invadiam Zingara), onde, graças à grande e velha amizade do falecido cimério com a agora idosa rainha Taramis, foram bem-acolhidos naquele pequeno reino e viveram em paz até o fim de seus dias, longe das intrigas imperiais aquilonianas. Nos séculos seguintes, a crescente falta de escrúpulos dos sucessivos reis da Aquilônia em suas guerras de conquista, levaria à derrocada do Império Aquiloniano, sob invasões pictas.

Após a época de Conan, os yamalis continuaram vivendo suas vidas simples no extremo norte do mundo, mas, quando Khamatar Khan veio das praias orientais da Hirkânia para forjar um império que impressionaria o próprio Gêngis Khan, ele recrutou guerreiros yamalis para atacar regiões setentrionais. Guerreiros yamalis ajudaram nas campanhas contra a Hiperbórea e, apesar de sua selvageria e austeridade não terem sido suficientes para conquistarem os cimérios, eles não causaram vergonha em batalha contra os vampiros de cabelos negros da terra escura. Finalmente, o Império Hirkaniano caiu, e os yamalis voltaram a seus velhos tempos – onde permaneceram, até se ramificarem nos povos modernos da orla mais setentrional do mundo: os povos Urais. Os nenets são descendentes puros dos yamalis; os sami e os finlandeses são mestiços de yamalis com nórdicos; e os ugrics, dos descendentes dos yamalis fixados pelos hirkanianos em Zamora e na Britúnia. O próprio nome é lembrado entre os nenets: “Fim do Mundo”, e é dado a uma de suas terras natais.

Os turanianos, reconhecendo a utilidade de aliados na fronteira ocidental, fizeram um acordo de paz com os kozakis, usando-os como proteção contra as nações hiborianas e, logo depois, como mercenários em sua investida ao mundo ocidental, quando, desprovidas do domínio e proteção do recém-destruído Império Aquiloniano, as nações de Zamora, Britunia, Coríntia, Shem Oriental e Koth Oriental foram invadidas pelos cavaleiros de Turan.

Durante as invasões hirkanianas, Kordafan foi absorvido pelo grande Império Negro, o qual ameaçou a Stygia, se insurgindo contra seus antigos inimigos e tomando grandes faixas de território. Os conquistadores vanires da Stygia conseguiram repelir as hordas, as quais caíram novamente em lutas internas e desmoronaram de volta à selvageria. Algum vestígio do velho reino de Kordafan permaneceu, através de um vasto exército que se fixou logo ao sul do Egito – sucessor da Stygia –, onde ele influenciou os reinos núbios – especialmente a parte kordafana do Sudão.

Os cherkess continuaram a repelir tentativas turanianas de aquisição de suas terras, mas na época da máxima expansão turaniana, o poder de Turan era simplesmente grande demais, e os cherkessianos passaram a fazer parte do Império Turaniano. Durante séculos, suportaram a indignidade da sujeição – o desejo de rebelar palpável sob a fachada de tolerância pelos seus novos senhores. Entretanto, quando os pictos se ergueram para desafiar Turan, os cherkess se rebelaram, apenas para serem novamente subjugados. De tempos em tempos, os cherkessianos se rebelariam, mas Turan era impiedosa em sua repressão; somente na época em que os cimérios vieram para dispersar o exército de Turan, é que os cherkess finalmente se livraram do jugo turaniano, e a essa hora era tarde demais. As geleiras vieram, e os cherkessianos caíram na barbárie. Mesmo assim, a lembrança daqueles homens fortes e mulheres bonitas de Cherkessia ecoaria em seus descendentes: os circassianos.

Após a Era Glacial, a lembrança de Bakhara seria ecoada na cidade de Bukhara, na Báctria: uma brilhante herdeira de sua gloriosa predecessora da era Hiboriana.

Entre a queda de Turan e a conquista da Stygia pelos vanires, os nordheimeres que continuaram em Nordheim recuaram, da Idade do Ferro à Idade do Bronze. Após a fundação do Egito, os loiros e ruivos de Asgard e Vanaheim continuaram quase todos em sua terra natal – apesar de uma grande quantidade deles ter destruído quase todo o mundo ocidental em sua migração para o sul, à exceção de Shem Ocidental, Stygia, e domínios pictos na Aquilônia e Zingara –, e, devido às glaciações, foram recuando à Idade da Pedra, só sendo expulsos completa e definitivamente de Nordheim para o Vilayet pelo penúltimo cataclismo que se abateu sobre a Terra.


No final, até mesmo a antiga Sabatea se perdeu, quando a Era Hiboriana chegou ao fim, mas seu legado não foi totalmente esquecido: os grandes reinos comerciais árabes dos sabeus e nabateus podem afirmar serem os herdeiros da anoitecida Sabatea, e há rumores de que, sob as rochas de Arabah, os restos de um antigo sistema de corredores e tumbas se escondem sob os chãos de pedra de Petra. Quem sabe se alguém encontrará uma entrada para os salões perdidos de Sabatea – e os horrores que habitam lá dentro?

Khorala, por sua vez, permaneceu largamente independente, ocasionalmente caindo sob o governo do Ghulistão, Vendhya ou Bactria, quando aqueles poderes experimentaram uma onda imperial, finalmente caindo sob a bandeira de Turan durante a maior expansão imperial desta última. Após os cimérios destruírem o império de Turan, Khorala ficou independente, apenas para cair no barbarismo e selvageria. Na era do surgimento dos Filhos de Aryas, contudo, os primeiros indianos se instalariam nas antigas terras de Khorala, e alguma continuação memética do antigo reino surgiria, na mitologia e povo de Kerala.

Enquanto isso, Ghanara ficou em eterna batalha com seus inimigos de Vendhya, ao norte, tomando grandes extensões territoriais, mas nunca conseguiram conquistar completamente os kshatriyas. Eles finalmente olharam para além do mar, a fim de aumentar seu império, conquistando as regiões meridionais de Kosala, Khitai e os Pântanos dos Mortos, e formando um grande império marítimo. Guerrear em três frentes de batalha significava que eles não poderiam estender seu império mais além e, na época da Era Glacial, o império entrou em colapso sob seu próprio poder. O grande império e gloriosa arquitetura de Ghanara foram varridos, quando o contorno atual do mundo tomou forma, embora salpicos daquele reino antigo possam ser encontrados em reinos e impérios do povo tâmil de Panjabe.


FIM



Agradecimento especial: Ao howardmaníaco Fred Blosser, e aos howadmaníacos e amigos Al Harron e Deuce Richardson.



A Seguir: “Saiba, ó Príncipe...” As Crônicas “Nemédias”? – por Deuce Richardson.



Compartilhar