Resenhas: A Cidadela dos Condenados

por Osvaldo Magalhães
em 07/10/2004

Título: A Cidadela dos Condenados (Mythos Editora) - Edição Especial em Cores

Autores: Roy Thomas (roteiro) & Barry Smith (arte).

Preço: R$ 9,90

Número de Páginas: 68

Data de Lançamento: Junho de 2004

Sinopse: Conan encontra Valéria na floresta próxima a Xuchotl, uma misteriosa cidadela, onde os dois adentram após Conan matar um dragão que rondava a floresta. Dentro da cidadela, a dupla se envolve com os sobreviventes de dois antigos povos que juraram destruir-se reciprocamente e, tomando o partido de um deles, consegue aniquilar os adversários.

Infelizmente, no entanto, o ódio de séculos está tão profundamente arraigado nas almas dessas pessoas que o chefe dos seus aliados encarrega dois dos seus homens de matar o seu salvador...

Comentários: A primeira edição especial de Conan publicada pela Mythos Editora atravessou um verdadeiro rio de dificuldades antes de sua publicação.

Deveria ter sido publicada em meados do ano passado (2003), mas percalços particularmente notórios impediram que os fãs brasileiros do Gigante de Bronze tivessem acesso à essa raridade dos quadrinhos.

Todavia, após longo período de espera, chega às bancas brasileiras (ao menos no eixo Rio-São Paulo) a edição que traz em seu cerne multicor a adaptação do último conto de Conan escrito por seu criador, Robert E. Howard.

Fielmente adaptada do conto Red Nails (Pregos Vermelhos), a aventura já foi vista por aqui em A Espada Selvagem de Conan # 2, que foi publicada há 20 anos. Com cores especiais, no entanto, a aventura tornou-se mais magistral e inesquecível, tanto para antigos como para novos fãs.

Ainda na edição temos, pela terceira vez no Brasil, uma mostra do lúgubre poema Ciméria, de Howard, adaptada, ilustrada e colorida, com tons de guache, por Windor-Smith.

A novidade mesmo (além das cores e do preço, claro) é a Fonte Hiboriana de Roy Thomas, onde ele explica, detalhadamente, o antes, o durante e o depois de Red Nails em quadrinhos.

Compartilhar