Publicações: John Buscema (1927 - 2002)

por David A. Kraft
em 07/10/2004

Nascido em 11 de dezembro de 1927, John Buscema é mundialmente conhecido como o monstro sagrada da indústria quadrinística, dividindo com Jack Kirby a supremacia nessa arte. Mas as coisas não foram sempre assim.
Seus estudos de arte tiveram início na High School of Music and Art, em Manhattan, coração de Nova Iorque. Tão grande era seu interesse pela arte que John Buscema, ao mesmo tempo, fez cursos noturnos durante um ano e meio sobre técnicas de desenho no Pratt Institute, e dedicou mais um ano consolidando seu aprendizado no Museu do Brooklyn.

Atento, criativo e insaciável por novas técnicas, Big John (como é conhecido nos rodas quadrinísticas) passou a estudar as obras dos grandes mestres como Da Vinci, Michelangelo e Rubens, tornando-se assíduo freqüentador dos museus de Nova Iorque, onde podia estudar por conta própria. Sua primeira atuação profissional surgiu em capas de livros, bem como eventuais ilustrações para revistas das Forças Armadas.

Depois ele acabou fazendo uma série de ilustrações pra livros didáticos e numerosos projetos de propaganda para clientes como Eastern Airlines e Seagram Whiskey.

Sua carreira como ilustrador de quadrinhos começou em 1940 na Marvel, desenhando histórias de terror, romance, policiais e ficção científica. Durante a década de 50, ele tentou a sorte em várias outras editoras, como a Withman-Gold Key, onde desenhou as aventuras do caubói Roy Rogers. Após se dedicar algum tempo ao mercado publicitário, Buscema voltou à Marvel no meio dos anos 60. Buscema passou por vários títulos da editora, desenhando vários de seus heróis principais, como os Vingadores, Surfista Prateado, Hulk e Namor.

Em parceria com seu irmão mais jovem, Sal, John adquiriu a consagração com sua soberba versão da sentinela do espaço, O Surfista Prateado. Seu talento de unir o realismo ao romântico o tornara o ilustrador ideal para assumir a já famosa série do bárbaro cimério, em 1973, após a partida de Barry Smith. O toque selvagem que seu estilo emprestou a Conan garantiu sua hegemonia sobre o personagem perante o público, elevando consideravelmente as vendas. Isto se justifica por Buscema confessar que Conan é o personagem que ele mais gosta de desenhar!

Nesse ínterim, não satisfeito em se acomodar às homenagens e à consagração, Big John começou a fazer publicidade e a lecionar num curso sobre a arte dos quadrinhos. Incomodava-o profundamente o fato de não haver oportunidades para o talento amador adquirir uma formação adequada no crescente e cada vez mais sofisticado ramo da ilustração de super-heróis. Ele reviveu o conceito de estúdio, garantindo o surgimento de novos artistas.

Os tutores associados de seu curso de doze semanas eram escolhidos entre a nata dos criadores de quadrinhos, e já contaram com a presença de Marie Severim e John Romita, entre outros.

Buscema também completou, em colaboração com Stan Lee, um volume para Simons e Schuster, editores, intitulado COMO DESENHAR QUADRINHOS SEGUNDO O PADRÃO MARVEL. Com mais de 70 anos de idade, John Buscema continua ativo e, junto a seu irmão Sal Buscema, tem produzido muitos trabalhos para editoras como a DC e a própria Marvel.

John Buscema faleceu no dia 10 de janeiro de 2002, de câncer no estômago.

Extraído de 'Os Mestres dos Bastidores', por David A. Kraft, publicado em A Espada Selvagem de Conan em Cores nº 1, de 05/01/1987.
Compartilhar