em 07/10/2004
'A melhor coisa para a Itália desde o espaguete!' (Boletins de Bullpen, de julho de 1994)...
CLAUDIO CASTELLINI é um dos melhores talentos gráficos que surgiram nos últimos dez anos, sucesso não só no na Itália, mas também nos Estados Unidos, país dos super-heróis de história em quadrinhos.
Recentemente, esse artista causou furor entre os conanmaníacos, com uma arte que lembra em muito o estilo de John Buscema. Claudio agradou muito, sua arte trouxe de volta aquele Conan selvagem, envolto em paisagens rústicas e mulheres maravilhosas. Todavia, apesar de ter feito apenas uma minissérie para Conan, Castellini também fez algumas capas, e plantou a esperança, entre os fãs brasileiros, de voltar a desenhar o Bárbaro.
Claudio Castellini nasceu no dia 3 de março de 1966, em Roma. Mostrou desde criança uma certa atitude no esboço, apoiado por uma paixão forte pelas histórias em quadrinhos. No tempo livre gostava de escrever e desenhar histórias curtas dos personagens Disney. É ao freqüentar uma galeria de arte que Claudio, então com 14 anos, entra em contato com Rino e Pino Rinaldi, dois autores que, naquele tempo, trabalhavam com Skorpio. Esta reunião marca a estréia de Claudio no mundo das histórias em quadrinhos: na realidade, os dois vêem no jovem um talento inato e eles começam a lhe ensinar os rudimentos técnicos do trabalho e lhe dar sugestões que o permitirão se aperfeiçoar. Em fevereiro de 1986 chega o primeiro reconhecimento: dentro da 9° Conferência Internacional da história em quadrinhos e o Fantástico de Gramado ganha, com uma história de dez páginas de assunto fantástico, escrito por Rino Rinaldi, a competição ' Pierlambicchi: primeiro prêmio nacional como autor jovem de histórias em quadrinhos. É a ocasião para ele mostrar, realmente, seu talento, quando apresenta seu trabalho a Rinaldo Trani, um publicador da época, este o recomenda imediatamente a Sérgio Bonelli, que na época estava à procura de novos artistas. Claudio supera alguns de caracterização e interpretação e entra assim para o pessoal da série Dylan Dog.
Influenciado enormemente por desenhistas como John Buscema e Neal Adams, Castellini realizou um sonho antigo: desenhar o Surfista Prateado.
Graças a este trabalho, as portas da indústria americana são abertas para ele. Todos queriam trabalhar com Castellini, que recebeu propostas de várias editoras, vindo a trabalhar com a Mulher Maravilha e o Homem-Aranha, e mais recentemente, com Conan, o Bárbaro. Entre seus projetos futuros está o Deus do Trovão: Thor.