Resenhas: Conan, o Cim�rio # 11

por Osvaldo Magalhães
em 20/03/2005

conan_dh11.jpg

Título: CONAN, O CIMÉRIO # 11 (Mythos Editora) - Edição Mensal

Autores: O Deus na Cesta - Kurt Busiek (adaptação), Cary Nord & Thomas Yeates (arte)

Preço: R$ 4,90

Número de Páginas: 28

Data de Lançamento: Fevereiro de 2005

Sinopse: No Templo de Kallian Publico, o proprietário foi assassinado de forma misteriosa, com marcas pelo corpo que ser humano algum poderia ter feito.

Mas todas as suspeitas recaem sobre Conan, o Cimério, que ali estava apenas para cometer um delito menor: roubar uma peça rara para um jovem e endividado nobre.

Durante a investigação e interrogação conduzidas pelo inquisidor de Numália, mais mistério e dúvidas surgem do que respostas e o sobrenatural parece estar rastejando naquele templo.

Quando o indefectível cimério irrompe em fúria, coincidentemente, toda a verdade parece ser revelada, ao menos para Conan.

Comentários: Adaptada do conto homônimo de Robert Howard, o criador de Conan, esta aventura é assaz peculiar, já que é mais voltada para o raciocínio do que para a ação, no estilo das histórias de detetive que Howard costumava escrever, como as de Steve Harrison e de Brent Kirby & Butch Gorman.

Tanto a adaptação de Busiek quanto a arte de Nord estão impecáveis, dando um mostra de qualidade poucas vezes vista numa HQ e corroborando as críticas favoráveis que a revista vem recebendo da mídia quadrinística.

Destaque para arte das páginas 16 a 19, que mostra a seqüência de luta entre Conan e a guarda da cidade, seguindo fielmente o texto de Howard; e das páginas 22 e 23, onde Conan aparece decapitando a misteriosa personagem responsável pela morte de Kallian Publico.

E como não poderia deixar de ser: Robert E. Howard aparece mais uma vez na pele de Bob Cano-Duplo.

Compartilhar