Autores: Covil de Ratos – Timothy Truman (roteiro) & Cary Nord (arte) – Baseado na obra do criador de Conan, Robert E. Howard.
Preço: R$ 5,50
Número de Páginas: 28
Data de Lançamento: Junho de 2007
Sinopse:
A oeste de Zamora, em uma antiga e rústica cidade-estado, Conan e Nestor tentam sobreviver como ladrões independentes.
Ao mesmo tempo as autoridades vão fechando o cerco ao redor da intrépida dupla.
Ainda assim, Conan descobre uma nova maneira de levantar fundos para sua bolsa quase sempre vazia: o boxe hiboriano!
Positivo/Negativo:
Para quem está acostumado a ver espadas ensangüentadas sendo empunhadas nas capas de Conan o Cimério, esta edição é um tanto ímpar, pois a cena dominante mostra Conan e um antagonista engalfinhados em uma luta apenas com os punhos.
Cary Nord, no traço, e Richard Isanove, nas cores, nos apresentam uma capa pouco ortodoxa, mas que de qualquer maneira ilustra sangue a esguichar. A cena, indubitavelmente, é marcante.
Virando a página podemos perceber que a arte de Nord, infelizmente, está em decadência, pois seus traços são quase caricaturescos, sem muita definição. Parece até que o artista está se tornando relapso ou preguiçoso.
Na página 12, primeiro quadro, Conan está usando faixas nos antebraços. Coisa que não usava até então e que somente seria mostrada a partir da página 15, quando ele entra no ringue de lutas. Isso contradiz todo o detalhismo e atenção que Nord vinha dedicando à arte desta revista até então.
Podemos até considerar isso como um erro banal, não fosse o evidente desleixo em muitas cenas apresentadas. Um dos poucos méritos é quando o colorista Richard Isanove retrata o zamoriano Alvazar com a pele mais escura que a de Conan (segundo Robert E. Howard, o povo de Zamora era mais moreno que o da Ciméria) – detalhe que foi negligenciado por Dave Stewart nas edições 17 a 34 da revista. Entretanto, o mesmo colorista acabou esquecendo de manter a cor morena que o sacerdote de Mitra – o velho Tzilus – apresentava na edição 24...
Contudo, o roteiro de Truman é instigante e apresenta muitos conceitos que foram apresentados em Hogues in the House, o excelente conto de Howard que está em vias de ser adaptado nesta revista (Inimigos em Casa, publicado em Conan o Cimério, volume II, da editora Conrad). Como exemplo, temos a taverna que se chama Covil de Ratos e o personagem Petreus, que faz uma ponta nesta edição. Logicamente, a amante de Conan, a jovem Jiara, será a infeliz garota atirada em uma fossa, como descrito no conto de Howard.
Aproveitando a menção ao livro Conan o Cimério, volume II, da Conrad, no primeiro parágrafo da pág. 158 do mesmo, Robert E. Howard diz que: “O sacerdote [de Anu] era gordo e bem alimentado”. Nesta edição da revista, bem como na seguinte, o sacerdote não é gordo. Já é a segunda vez em que Truman “emagrece” um personagem de REH (a primeira foi com Publius, na edição 35)...
Encerrando a edição, mais uma sinistra participação de Bob Cano-Duplo.
Classificação: 3,5 – Osvaldo Magalhães e Fernando Neeser, Cronistas do Portal Crônicas da Ciméria
Compartilhar