Lista de histórias a serem publicadas pela Mythos

Valeu, Dionísio!!! :)

Só tem 3 pequenas ressalvas:

1) Tudo leva a crer que "Os Tambores de Tombalku" não se passa depois de "The Black Stranger". O motivo é simples: dez anos antes de "A Cidadela Escarlate" (na qual Conan tinha 41/42 anos), Numedides (ou Namedides) JÁ ERA rei da Aquilônia. No fragmento/sinopse "Os Tambores...", o aquiloniano Amalric afirma que o rei de seu país ainda era Vilerus. Portanto, a aventura do Cimério em Tombalku se passa qdo o Bárbaro tinha cerca de 32 anos - ou seja, entre os eventos de "O Poço Macabro" e "As Jóias de Gwahlur";

2) Em "A Cidadela Escarlate" (e não "A Fênix na Espada"), Conan realmente afirma que estava na fronteira leste da Aquilônia, ANTES DE SERVIR NO EXÉRCITO DAQUELE PAÍS. Dale Rippke, em sua cronologia, afirma que, ao servir nos exércitos aquilonianos, Conan teria liderado tropas para derrotar exércitos zíngaros que tentaram dominar Poitain. O Cimério foi bem-sucedido ao repelir os zíngaros, mas Numedides teria traiçoeiramente aprisionado o Bárbaro na Torre de Ferro - por inveja própria, ou dos generais que não admitiam um cimério entre eles. Conan teria fugido para Poitain - onde já tinha amigos, como Trocero e Prospero - e, de lá, do sudoeste da Aquilônia, iniciado a guerra civil que o levou até Tarântia e ao trono real. A saga Conan Libertador (ESC 37 a 40) teria sido espetacular, se não fosse o disparate de DeCamp, em colocar a ascenção do cimério ao trono aquiloniano poucos meses depois de "The Black Stranger", ao invés de CINCO ANOS APÓS Conan sair da Baía de Korvela, nas condições que vc mencionou, e após ele viver aventuras em outras partes do continente depois que o Mão Vermelha foi afundado...

3) Por enquanto, só traduzi a versão de DeCamp de "Lobos Além da Fronteira", mas em breve traduzirei - e publicarei - o fragmento/sinopse de Howard, sem as distorções cronológicas que vc tão cuidadosamente enumerou. Vou inclusive pedir para Alessandro deletar a versão de DeCamp, depois que eu publicar a de Howard.


Para encerrar, eu gostaria (aproveitando que o assunto é ordem cronológica...) de mencionar parte da ordem dos contos de REH, de acordo com o que parece mais coerente com os detalhes mencionados pelo criador de Conan - e que passaram tão despercebidos por décadas:

- O Poço Macabro
- Os Tambores de Tombalku
- As Jóias de Gwahlur
- A Fronteira do Fim do Mundo
- O Estrangeiro Negro
- Pregos Vermelhos
- O Vale das Mulheres Perdidas
- Lobos Além da Fronteira
- A Fênix na Espada

Minha cronologia tem pontos de convergência e divergência, tanto com a de DeCamp quanto com a de Dale Rippke, pois, na minha opinião, há erros e acertos em ambas.

Obrigado mais uma vez, Dionísio, por ter explicitado coisas que venho tentando explicar há dias para o grupo, e um grande abraço a todos vocês!

Fernando.




Em 31/08/07, dionysius <dionysius@bol.com.br> escreveu:

Caro Ricardo e amigos (Fernando, vê se publica minha opinião)

É realmente uma ótima coletânea, mas recentemente, Fernando Neeser e eu (bem mais ele do que eu) descobrimos algumas incoerências na seqüência (todas perpetradas por L. Sprague deCamp) que foi apresentada.

Vamos lá?

Para começo de conversa, A Fronteira do Fim do Mundo (Beyond The Black River), de acordo com os conceitos de Howard, não teria nenhuma relação com sua trajetória final rumo ao Trono da Aquilônia, pois, de acordo com o próprio criador de Conan, este teria entre 34/35 anos quando enfrentou os pictos (e não 38/39, como tenta nos convencer DeCamp).

Esta história estaria ligada com a "The Black Stranger" (que foi alterada por DeCamp e teve seu título alterado para "O Tesouro de Tranicos"). De acordo com Howard, Conan atravessa os Sertões Pictos e, após as vicissitudes que passou na costa (inclusive após ter enfrentado o pirata Strom e o monstro que mata o Conde Valenso), torna-se capitão do navio pirata "Mão Vermelha". Por sinal, ele deixa a costa picta sem um tostão (pois não conseguiu se apossar do tão desejado tesouro). DeCamp altera bastante a história e nela inclui Toth-Amon, fazendo Conan se apossar da tão afamada pilhagem e, retornando à Aquiloônia com a ajuda de amigos, se utilizado de tais recursos para financiar sua campanha para derrubar Numedides...

De acordo com Howard, o Mão Vermelha, agora sob o comando de Conan, após diversos acontecimentos, é nafragado no Sul e o gigante de bronze passa por diversas aventuras (inclusive "Os Tambores de Tombalku" e "O Vale das Mulheres Perdidas"), rumando, depois, para norte e, após tentar novamente a vida de mercenário no exército da Aquilônia, lidera uma guerra civil que teve início no leste do Reino (e não no oeste) e se torna monarca do orgulhoso reino! A primeira história que mostra isto é... justamente "A Fênix na Espada"!

Então, se formos coerentes com Howard, aventuras como "A Torre de Ferro" e "Lua de Sangue", todas da lavra de DeCamp, não aconteceram... Basta dar uma boa lida em "Lobos Além da Fronteira" (traduzida pelo Fernando Neeser e disponível no site do Crônicas da Ciméria ) e "The Black Stranger", ainda em tradução pelo mesmo...

Atenciosamente

Dionísio






Extra! Extra!

O Fernando, "editor de Mythos", me informou a sequência de histórias da
nova fase da "o Bárbaro":

Blood and Honor (cap. 4 - saga 91)
Savage Sword 143 (CB 56, prestes a ser lançada.)

Beyond the Black River
Savage Sword 26/ Saga 40

The Children of Jhebbal Sag /
Savage Sword 27/ Conan Saga 41


Savage Sword 112

Moon of Blood
Savage Sword 46

The Man in the Iron Tower
Savage Sword 201

The Treasure of Tranicos
Savage Sword 47 / Conan Saga 26

A Wind Blows from Stygia
Savage Sword 48 / Conan Saga 27

When Madness Wears the Crown
Savage Sword 49/ Conan Saga 53

Swords Across the Alimane
Savage Sword 50/ Conan Saga 54

Satyr's Blood
Savage Sword 51 / Conan Saga 55

Conan the Liberator
Savage Sword 52/ Conan Saga 56

The Reign of Thulandra Thuu
Savage Sword 214

The Phoenix on the Sword.
Conan Annual 02/ Conan Saga 66

Dawn of the Phoenix
Savage Sword 226, 227

The Haunter of the Ring
Savage Sword 205

The Scarlet Citadel
Savage Sword 30/ Conan Saga 57

The Hour of the Dragon
Giant Size Conan 01/ Conan Saga 22

Conan Bound
Giant Size Conan 02/ Conan Saga 22

To Tarantia and the Tower
Giant Size Conan 01/ Conan Saga 23

Swords of the South
Giant Size Conan 04/ Conan Saga 24

Corsairs Against Stygia
Savage Sword 08/ Conan Saga 24

Conan the Conqueror
Savage Sword 10/ Conan Saga 25

Return of the Conqueror
Conan Annual 04/ Conan Saga 67

Bride of the Conqueror
Conan Annual 05/ Conan Saga 68

La sangre de hermanos
Savage Sword 166

El espíritu de la bestia
Savage Sword 167

El dios marino
Savage Sword 168

Los hermanos del cráneo
Savage Sword 169

The Ties that Bind
Savage Sword 177

El viento de lãs estrellas
Conan the Savage 4

La Bruja de las Brumas
King Conan 01


O que vocês acham? Na minha opinião, será uma ótima sequência (desde que
eles, realmente, consigam as licenças de publicação ano a ano)

Ricardo
Compartilhar