Publicações: Conan - O Bárbaro

por Osvaldo Magalhães
em 07/10/2004

Sucesso absoluto da literatura americana e dos quadrinhos, Conan, o Bárbaro, explodiu nas telas do mundo.

Produzido por Dino De Laurentiis e dirigido por John Millius (Ghost), começou a ser filmado em maio de 1981, na Espanha. Dois armazéns e um hangar, em Madri, foram transformados em estúdio para as cenas internas. Em Talamanca, um convento abandonado foi adaptado para as cenas de taverna, e nas montanhas de Sergovia, todo um vilarejo típico foi construído para ser invadido e a seguir incendiado. Cerca de seis mil pessoas, entre atores e pessoal técnico, foram empregadas na produção de CONAN, que lançou o então desconhecido ator austríaco Arnold Schwarzenegger ao estrelato. A história do filme é a seguinte:

Conan, menino, presencia o ataque de guerreiros vanires à sua aldeia, na Ciméria, e vê seus pais serem mortos durante o combate.

Vendido como escravo, ele passa o resto de sua infância como força motriz de uma roda de engenho, junto com outras crianças cimérias.

Na adolescência, sozinho na roda do engenho, acaba sendo vendido a um mercador e se torna gladiador. Com a fama, Conan é instruído na arte de matar, de amar e de escrever.

Uma noite, ao ganhar sua liberdade, o cimério vaga sem rumo até ser alcançado por lobos famintos. Se escondendo, em uma gruta nas pedras para fugir dos lobos, ele descobre um antigo esqueleto, sobre cujas pernas se encontrava uma espada de aço. Ele se sente mais seguro com a arma e sai para enfrentar os lobos.

Ainda sem rumo, Conan acaba encontrando uma choupana, cuja habitante é uma mulher muito bonita mas tão perigosa quanto os lobos, o bárbaro descobre isso ao perceber que se trata de uma bruxa que tenta matá-lo.

Fora da cabana da bruxa, o bárbaro encontra um ladrão faminto de nome Subotai. Os dois seguem, então, rumo a Zamora, onde Conan pretende encontrar os assassinos de seus pais e amigos.

Em Shadizar, ao invadir o jardim de um templo, Conan e Subotai conhecem uma ladra chamada Valéria. O trio escala uma torre e lá roubam algumas jóias.

Famosos por seus feitos, os ladrões acabam sendo contratados pelo rei de Zamora, Osric. O velho rei tem uma filha que está sob o domínio de um certo Thulsa Doom, o mesmo vilão que massacrou a família de Conan. Sem pensar duas vezes, o cimério se dirige para a Montanha do Poder de Thulsa. Lá, é descoberto e crucificado. Ele acaba sendo resgatado pelo amigo Subotai e, quando se recupera, planeja a vingança contra o feiticeiro e seus asseclas.

Na Montanha do Poder, o trio rapta a princesa e, na fuga, valéria acaba sendo alvejada por uma flecha enfeitiçada de Thulsa Doom.

Não resistindo ao ferimento, a ladra morre, deixando Conan, Subotai e um velho feiticeiro chamado Akiro, que lhes dera abrigo, sozinhos para enfrentar os homens de Doom.

Na batalha que se segue, usando de truques e armadilhas, Conan e seus amigos saem vitoriosos. Doom foge para sua toca nas montanhas mas acaba sendo morto por Conan, que finalmente tem sua vingança.

Compartilhar