Conan: Cronologia Comentada de Conan: Literatura e Quadrinhos

por CB 2
em 07/10/2004

1906 - Nasce na cidade de Peaster, Texas, o criador de Conan: ROBERT ERVIN HOWARD.

1932 - Howard publica sua primeira história de Conan na revista WEIRD TALES. Não se trata de quadrinhos, mas de uma revista de contos.

1936 - Ao saber que sua mãe doente entrou em estado terminal, Howard comete suicídio com um tiro na cabeça.

Década de 50 - A editora GNOME PRESS publica várias histórias inacabadas de Howard, reescritas por L. Sprague de Camp.

1958 - Surge, no México, a primeira HQ de Conan de que se tem notícia: um gibi pirata, quase artesanal, cujo título nem ao menos era Conan, mas, sim, 'La Reina de la Costa Negra'.

Década de 60 - As aventuras de Conan viram sucesso numa coleção de livros de bolso, com capas ilustradas pelo artista Frank Frazetta.

1970 - A Marvel Comics lança nos EUA a primeira revista em quadrinhos oficial do Cimério de Bronze, intitulada CONAN - THE BARBARIAN (em cores, formato americano). O primeiro número, lançado em outubro, tem roteiro de Roy Thomas e arte de Barry Windsor-Smith. Seria cancelada na edição 275.

1971 - Conan estréia em preto e branco na revista SAVAGE TALES (formato 'Veja': aproximadamente 21 x 27 cm), que também traz em suas páginas o selvagem Kazar.

1974 - Surge a revista SAVAGE SWORD OF CONAN, em preto e branco e formato 'Veja'. Apesar da resistência inicial dos executivos da Marvel, que não apostavam muito no sucesso da publicação, o primeiro número chega às bancas em agosto e, quase que imediatamente, o título torna-se um campeão de vendas. Seria cancelada na edição 235.

1980 - Na esteira do sucesso das duas publicações anteriores, a Marvel lança a revista KING CONAN - que mudaria o nome para CONAN - THE KING no número 20. Ela narra os eventos ocorridos durante o reinado do herói cimério na Aquilônia. Seria cancelada na edição 55.

Início da década de 70 - Conan chega ao Brasil em uma série de publicações irregulares, lançadas pelas editoras Minami-Cunha, Roval e Graúna. É batizado de Conan - o Bárbaro, Conan - o Selvagem e até mesmo de Harthan - o Selvagem.

1976 - A Editora Bloch lança a primeira publicação em cores com distribuição regular de Conan. A revista é intitulada Conan - o Bárbaro, tem 68 páginas em formatinho e apresenta também as aventuras de SONJA, chamada então de Sônia - a Superfêmea. A publicação duraria apenas seis números.

1982 - Conan faz sua estréia na Editora Abril na edição 36 da revista mensal HERÓIS DA TV. No mesmo ano, o herói cimério é transportado às telas de cinema no filme CONAN - O BÁRBARO, dirigido por John Millius e com Arnold Schwarzenegger no papel principal.

1984 - A Editora Abril publica o primeiro número da revista A ESPADA SELVAGEM DE CONAN, em preto e branco, formato 'Veja', no mesmo estilo da original Savage Sword of Conan. Seria cancelada na edição 205. Chega aos cinemas CONAN - O DESTRUIDOR, dirigido por Richard Fleischer.

1987 - Estados Unidos. Devido ao estrondoso sucesso da Savage Sword, a Marvel cria a revista CONAN SAGA, onde republica as melhores aventuras do Cimério em preto e branco.

1990 - Circula nas bancas brasileiras o primeiro número da revista CONAN REI, com histórias extraídas de Conan - the King. Seria cancelada na edição 24. Neste mesmo ano, atendendo a inúmeros pedidos de leitores, a Abril Jovem (novo nome da divisão de quadrinhos da Editora Abril) passa a republicar A ESPADA SELVAGEM DE CONAN desde o primeiro número lançado em 84. Seria cancelada na edição 57.

1992 - Sai a primeira edição da revista CONAN - O BÁRBARO (em cores, formatinho, 84 páginas), reproduzindo no Brasil as histórias de Conan - the Barbarian. Seria cancelada na edição 59.

1993 - Estréia no Brasil a revista CONAN SAGA, trazendo histórias inéditas e clássicas de Conan.

1995 - A revista CONAN - O AVENTUREIRO, que mostra os primeiros contatos de Conan com a civilização, começa a circular no Brasil. Seu material é extraído da original americana Conan - the Adventurer.

1996 - Conan passa a invadir as tardes brasileiras em sua série de televisão CONAN, exibida pela Rede Globo de Televisão. O artista Ralf Moeller faz o papel de Conan. No mesmo ano a Globo exibe o desenho animado CONAN - O AVENTUREIRO, em um programa infantil.

2002 - Após o cancelamento de A Espada Selvagem de Conan, a Mythos Editora passa a publicar as aventuras de Conan na nova revista CONAN - O BÁRBARO.

Fonte: Revista Pôster Nº 2 - Conan, o Bárbaro, da Editora Abril Jovem, publicada em 1993.

Compartilhar