Conan: Capítulo 12 - Conan das Ilhas (60 a 69 anos)

por Fernando Neeser de Aragão
em 07/10/2004
  Cronologia de Conan, o Bárbaro

Interpretada por Fernando Neeser de Aragão
Baseada parcialmente na obra de Robert E. Howard, John D. Clark, P. Schulyer Miller. Jim Neal e Marvel Comics

CAPÍTULO 12

Conan das Ilhas (60 a 69 anos)

Uma Grande Perda/ Conquistas Imperiais

Nove meses após ser resgatada do pirata Nestor, Zenóbia, grávida de Conan pela quarta vez, dá à luz sua segunda filha. Embora as crônicas não especifiquem o destino da menina, a rainha Zenóbia, de 35 anos, não resiste e morre no decorrer do parto, para a tristeza de seu marido, ainda com sessenta. Anos depois, com a dor da perda quase superada, o monarca cimério vê a Aquilônia ameaçada por reinos rivais, quando a Era Hiboriana estava em um de seus ápices bélicos e vários reis tinham ambições imperiais. Inicialmente, o rei bárbaro da Aquilônia lutou na defensiva, mas, por questões de sobrevivência, foi obrigado a lutar em guerras de agressão, para sobreviver. Apesar de não se saber até onde Conan expandiu seus domínios, é de se imaginar que o Bárbaro tenha conquistado Zingara - cujos reis já eram obedientes à Aquilônia (CR 5) -, o oeste de Ophir e, talvez, Argos(*), através de um acordo com o amigo Ariosto, rei daquela nação. É provável, também, que Próspero e Pallantides tenham morrido durante as guerras de conquista imperial aquiloniana, enquanto o velho Públius faleceu no palácio, devido à idade.

Sombras Vermelhas

Anos mais tarde, durante uma audiência na sala do trono, sombras vermelhas envolvem o conde Trocero e desaparecem, levando o velho amigo de Conan. Durante semanas, as sombras atacaram nobres e plebeus indistintamente, até que setecentos cidadãos da Aquilônia desaparecem. Durante um sonho, Conan se vê frente a frente com Epemitreus, que já o visitara em sonho há muitos anos. Epemitreus revela o segredo das sombras vermelhas. Conan abdica de seu trono, em favor de seu filho Conn, e parte para salvar o mundo mais uma vez. Numa estalagem em Messântia, o ex-rei reencontra Sigurd, seu antigo companheiro do mar. Ele revela ao idoso amigo seu destino, sem saber que Ariosto, rei de Argos, escuta toda a conversa. Ariosto financia um novo navio a Conan, que parte para Porto Tortage. Lá, ele recruta novos e antigos marinheiros e parte para o Oeste. No mar, o navio de Conan enfrenta vários perigos até ser incendiado por um navio-dragão. A tripulação de Conan é capturada, mas o cimério entra sorrateiro na cidade chamada Ptahuacan, última sobrevivente da Atlântida, nas ilhas Antillias. Após aprender a língua local (com a ajuda de uma prostituta), Conan conhece Metemphoc, o rei dos ladrões. O bárbaro de sessenta e nove anos se alia a Metemphoc, para salvar seus piratas, que estão para ser ofertados ao deus-demônio Xotli. Conan avança pelos túneis subterrâneos da cidade até ficar sob a pirâmide no centro da cidade, onde seus homens serão mortos. No caminho, ele enfrenta alguns dragões e acaba abrindo a passagem para o exterior, libertando os dragões, que dizimam tudo à sua frente. Conan liberta seus homens e parte em um navio-dragão, deixando a cidade para Metemphoc e seguindo à misteriosa terra de Mayapan (Conan das Ilhas/ ESCOR 11).

Conan de Mayapan...

O continente de Mayapan era habitado por homens de pele vermelha - que foram escravizados por piratas antillianos -, além de ser uma região rica em cobre, esmeraldas, ouro, 'estranhos pássaros coloridos' (Corrente e Grilhões/ ESC 22) e cheia de jaguares. Quanto ao destino do Cimério nesta região, darei a palavra, agora, ao amigo - e conanmaníaco - Dionísio Pedro de Alcântara Lisboa:

'Quando L. Sprague De Camp e Lin Carter conceberam 'Conan of the Isles', quiseram compatibilizar o cimério criado por Robert E. Howard com o mito centro-mexicano de Kukulkan (da mitologia tolteca e maia) ou de Quetzacoatl (da mitologia asteca). Quem era este Kukulkan? De acordo com as antigas crônicas que chegaram até nós, Kukulkan ou Quetzacoatl era um herói civilizador branco, cujo nome significa 'Serpente Emplumada'.
'Consta que veio do distante leste, através do misterioso Atlântico, em um estranho navio em forma de serpente ou dragão alado, acompanhado de outros homens, brancos e de outras raças, cujos traços nós, certamente, identificaríamos com Sigurd, Yasunga e o resto da tripulação do Dragão Alado! Menciona-se, também, o fato que teria ensinado grande parte das artes aos homens, como a de curar ferimentos, forjar metais (o pai de Conan não era ferreiro?), polir pedras preciosas, tendo inventado o calendário daquelas nações, dando a estes povos o conhecimento de astronomia e condenando os sacrifícios humanos. Durante sua vida terrena, esteve particularmente em Tula, capital tolteca, onde teria fundado um império!!
'Foi posteriormente expulso pelas maquinações de Tezcatlipoca, deus da noite dos toltecas. Teria escapado e percorrido diversas cidades do planalto mexicano com seus valorosos guerreiros, até se dirigir à misteriosa Tlapallan da mesma forma como chegou: por meio de um barco em forma de serpente ou dragão alado. Deixou alguns fiéis seguidores e prometeu voltar algum dia. Fato é que, centenas ou milhares de anos após isto, todos os índios do planalto mexicano acreditavam neste místico retorno. O desembarque dos espanhóis, liderados por Cortés, no século XVI, foi inicialmente confundido com a volta do herói, daí as indecisões do rei asteca Montezuma II em relação aos conquistadores.'.

AOS OITENTA... - (Conquistador da Terra do Sol Poente)

Embora a idade em que morreu Conan da Ciméria permaneça sem registro, sabe-se que, aos oitenta anos, o Bárbaro ainda era vivo e conhecido, pelos amigos e súditos, como 'Conquistador da Terra do Sol Poente', além de ser ainda melhor espadachim que na juventude (Caos em Kutchemes/ CB 55). É provável que o idoso bárbaro, meses ou anos após o 80o aniversário, tenha morrido de pé, com uma espada na mão e 'lutando até o último alento para sobreviver' (ver referências em 'A Traição do Lobo Cinzento' / CS 12), como era seu desejo, e em meio a uma grande batalha, como nasceu.

(*) - Baseado na matéria 'As Trilhas da Aventura', do Prof. Robert Yaple (ESC 20).

Abaixo, um pequeno índice para facilitar a localização das publicações onde as histórias foram mostradas:

ACB – ALMANAQUE DE CONAN, O BÁRBARO
CA – CAPITÃO AMÉRICA
CB – CONAN, O BÁRBARO
CNA – CONAN, O AVENTUREIRO
CR – CONAN REI
CS – CONAN SAGA
ESC – A ESPADA SELVAGEM DE CONAN
ESCOR – A ESPADA SELVAGEM EM CORES
HTV – HERÓIS DA TV
RC – REI CONAN
SAM – SUPERAVENTURAS MARVEL
CONAN - ESPADA E MAGIA (LIVROS E BOLSO DA ED. UNICÓRNIO AZUL)
Compartilhar