O Leste Azul

(por Dale E. Rippke)
Originalmente publicado em REHupa # 201




Há mais de setenta anos, o escritor Robert E. Howard criou um mundo fantástico, ao qual denominou A Era Hiboriana. Ela foi situada em nosso mundo, há milhares de anos, antes da última grande era glacial. O herói destes contos da Era Hiboriana, Conan o cimério, viajou longe e amplamente pelas terras de sua era. Howard desenhou alguns mapas, mostrando as nações da região “européia”. E deixou o resto do mundo para a nossa imaginação.

Howard escreveu uma carta para P. Schuyler Miller, em 10 de março de 1936, na qual explicou sua visão das regiões ao sul da Stygia e a leste do Mar Vilayet: “Jamais tentei mapear os reinos meridionais e orientais, embora tenha na minha imaginação um esboço razoavelmente nítido da geografia desses lugares. Entretanto, ao escrever sobre eles, sinto uma certa liberdade, já que os habitantes das nações hiborianas do oeste eram tão ignorantes a respeito dos povos e países do sul e leste quanto o povo da Europa medieval, acerca da África e Ásia. Ao escrever sobre as nações hiborianas ocidentais, me sinto confinado aos limites de territórios e fronteiras conhecidos e inflexíveis, mas ao inventar o resto do mundo, sinto-me capaz de dar asas à imaginação. Isto é, tendo adotado uma certa concepção sobre geografia e etnologia, sou obrigado a me guiar por ela, pelo bem da coerência. Minha concepção do leste e do sul não é tão definida nem tão arbitrária”.

Howard se recusou a prender-se no traçado do Leste durante sua vida, mas após sua morte em 1936, esta área se tornou um belo jogo para todos. Sua imaginação se tornara fixa, como uma mosca no âmbar.

O primeiro mapa das regiões orientais do qual me lembro foi publicado em 1975, numa revista chamada The Savage Sword of Conan. No volume 9, o artista Tim Conrad desenhou um novo mapa do continente hiboriano, das orlas ocidentais às orientais. Seu mapa em preto-e-branco foi baseado na versão Lancer/Ace da saga de Conan, adicionando o material criado por Lin Carter e L. Sprague DeCamp na mistura, o que é uma bênção ou uma maldição, a depender do seu ponto de vista. Ele fez um par de localizações deduzidas. No geral, era um grande e caprichoso mapa.

Este foi rapidamente sucedido pelo extraordinariamente belo mapa Starmont House da Hibória, poucos anos depois. O mapa colorido da Starmont mostrava o Leste com maiores detalhes que o mapa de Conrad. Ele seguiu o exemplo de Conrad, ao manter as localizações intactas. Infelizmente, foi estragado por uma localização defeituosa: a Mu de Howard NÃO É o continente da Austrália.

O próximo mapa mundial hiboriano importante apareceu no jogo GURPS. Era um mapa preto-e-branco, como o de Conrad e, honestamente, não tem nada de especial. Sua importância se deve ao fato dele ser a base de todo mapa hiboriano profissional que foi produzido desde então, do mapa exibido no Guia do Universo de Conan, da Marvel Comic, aos magníficos mapas mundiais de jogos de Conan, atualmente produzidos pela Editora Mongoose.

Decidi, há muito tempo, quebrar a tradição e criar um mapa do Leste que corresponda apenas com os textos de Howard, sem necessidade de acrescentar material de outros autores. Um mapa preciso do mundo hiboriano deveria, na verdade, refletir apenas o programa e o plano de Howard. Isto requer uma análise do material de Conan, com uma percepção para determinar quais as terras que estão dentro da região “asiática” do continente de Howard. Imaginei, uma vez que não há uma grande quantidade de informações sobre esta área, que seria um ensaio fácil; pisar o chão já percorrido por outros.

Cara, eu estava enganado...

O Leste, como descrito nos contos de Howard, é um pouco diferente do que transmitem os mapas recentes da área. Fatos e indícios, quando contextualizados, recusavam-se a simplesmente se disporem dentro dos padrões determinados pelos cartógrafos anteriores. Espantosamente, encontrei algo errado em quase todos os países que examinei.



O LESTE AZUL


A chave para entender a área é tentar ver como Howard a imaginou. A geografia da Era Hiboriana é extremamente similar, e seu clima não parece ser muito diferente do de hoje. Das poucas estórias situadas em regiões orientais, tem-se a impressão de ser uma Ásia pouco disfarçada: Khitai como China, Vendhya como Índia, etc. Entretanto, não é tão simples; e este foi o erro cometido pelos cartógrafos anteriores.

Para o entendimento apropriado da área, as diversas relações entre os países precisam ser apuradas e entendidas. Estas relações, em vários casos, estão entrelaçadas racial e culturalmente. A história de cada país, onde determinada, tem que encontrar os fatores. Outro ponto a ser considerado é o de que tudo tem que se ajustar dentro das pistas que Howard forneceu. Precisa estar coerente ao contexto.

Do ponto de vista das placas tectônicas, o continente Oriental passa por uma série complexa de interações entre ele e as placas vizinhas. Será necessário simplificar isto, de alguma forma. Dos escritos de Howard que conhecemos, há uma elevação bastante impressionante nas terras a sudoeste (o Mar Vermelho e o Golfo Pérsico estão acima do nível do mar). As terras a oeste e noroeste estão comprimidas e parcialmente submersas (o Mar Vilayet). Há também sinais de elevação no sudeste, enquanto uma região ao sul de Khitai está em evidência. Assim, o que podemos deduzir disto?

Admitindo que a placa Oriental seja bastante rígida, então as regiões opostas deveriam refletir uma situação contrária (em seu modelo simplificado). Isto significa que o nordeste deveria estar comprimido, enquanto certa emersão está presente no leste. As únicas regiões não consideradas são as partes norte e sul, e podemos usar a lógica para entender estas partes. Por exemplo, já que o sudoeste e sudeste estão emersos, então é evidente que a porção meridional esteja, ou emersa ou numa posição neutra; jamais estaria comprimida. Isso significa que a região norte está, ou comprimida ou neutra. Farei uma média daquelas regiões, de modo que o sul (Vendhya) fique meio emerso, ao passo que as terras do norte ficam meio comprimidas.

Com isto em mente, vamos continuar o mapeamento.

Turan e o Mar Vilayet (ou Mar Interno)

As seções orientais dos 3 mapas da Era Hiboriana, desenhados por Robert E.
Howard
À Esquerda: mapa esboçado em 1932 - Turan é mostrada em sua posição correta, embora o Vilayet esteja ampliado.
Ao Centro: mapa final de 1932 - Turan não é mostrada, e o Vilayet está em sua configuração final.
À Direita: mapa de 1936 - Turan é mostrada num contorno diferente do que as histórias existentes sugerem.




TURAN


A primeira terra que vou examinar é o reino hirkaniano de Turan. É uma nação com terras originalmente se estendendo fundamentalmente ao longo da costa sudoeste do Mar Vilayet; ambições imperiais fizeram-na se expandir dramaticamente durante a vida de Conan. Os contos de Howard mostram-na se expandindo para oeste até a fronteira zamoriana e a cidade shemita de Shushan; para o sul, até a cidade de Zamboula; para norte, até a Hiperbórea, e a leste, para dentro da Hirkânia e do Ghulistão. Turan foi fundada em tempos relativamente recentes, talvez uns mil anos antes do reinado de Conan. Uma tribo hirkaniana contornou a margem sul do Vilayet e fundou a nova nação no litoral sudoeste do mar. A capital da nação é a grande cidade portuária de Aghrapur. Outras grandes cidades de Turan são Sultanapur, Khawarizm, Shahpur, Khorusun (Khurusun), Zamboula, e Akif dos jardins púrpuras.

O povo de Turan é uma raça lemuriana, de ancestrais do sul da Hirkânia. Têm a pele escura, são altos e magros, com cabelos escuros, olhos escuros e traços retilíneos. Os espadachins e cavaleiros de elmos dourados de Turan usam cota-de-malha prateada, e são considerados por Howard os mais hábeis arqueiros do mundo hiboriano.

Turan é a única nação do Leste Azul, representada nos mapas existentes de Howard sobre a Era Hiboriana. Aparece primeiro no seu mapa esboçado em 1932, embora seja retratada como uma nação de tamanho modesto, cingindo uma porção da margem sudoeste de um Mar Vilayet bastante ampliado: Turan não aparece de modo algum no outro mapa de Howard, de 1932; ao invés disso, o mapa mostra apenas uma região indefinida, com o nome “hirkanianos”. Seu terceiro e último mapa, de 1936, retrata a clássica nação turaniana que apareceu em todos os mapas até o final dos anos 70, e em quase metade dos mapas feitos desde então. O mapa LANY de 1938, mostrado por P. Schuyler Miller e John D. Clark, é o primeiro mapa a mostrar várias localizações turanianas, fornecidas nas estórias de Howard; mais notavelmente Aghrapur, Khawarizm e o Rio Zaporoska. Outros mapas, desde então, adicionaram cidades e rios até alcançarmos a situação dos mapas comumente aceitos do mundo hiboriano.

Curiosamente, a informação que Howard narra sobre Turan em A Era Hiboriana (escrito no início de 1932), Sombras de Ferro na Lua (escrito no final de 1932) e O Demônio de Ferro (escrito no início de 1933) se ajusta melhor ao seu desenho de Turan na versão do mapa esboçado em 1932, do que a representação em seu mapa posterior, de 1936. Isto realmente não deveria ser uma surpresa, já que este é o mapa no qual Howard teve que trabalhar na época em que escreveu os contos. Exames das inconsistências entre as estórias e os dois mapas podem ser mostrados. A Era Hiboriana relata que os hirkanianos estabeleceram a nação de Turan no litoral sudoeste do grande mar interno. O mapa-esboço de 1932 mostra isso como verdadeiro, enquanto o mapa de 1936 realmente estende o significado de sudoeste, para representar uma nação que cobre os 2/3 de baixo de toda a costa ocidental do Vilayet. Em Sombras de Ferro na Lua, Conan descreve seu plano para escapar de Turan, remando num barco, desde um ponto próximo ao Rio Ilbars: “Os hirkanianos dominam a costa sudoeste ao longo de centenas de milhas. Ainda temos um longo caminho, antes de ultrapassarmos suas fronteiras setentrionais. Pretendo ir para o norte, até achar que já os passamos. Então, viraremos para oeste, e tentaremos desembarcar nas praias cercadas pelas estepes desabitadas”. O plano é perfeitamente razoável, da maneira como a nação turaniana é desenhada no mapa-esboço de 1932. Usando as fronteiras da nação do mapa de 1936, se faz parecer que Conan é ignorante da geografia, uma vez que, assim, ele precisaria remar seu barco DUAS VEZES MAIS LONGE, para se livrar das fronteiras de Turan indo para o norte do que para o sul. Finalmente, a descrição física de Howard do Mar Vilayet meridional, em O Demônio de Ferro, mostra que a nação de Turan não parece se estender totalmente para o ponto mais meridional do mar. Esta é exatamente a forma como Turan é representada no mapa-esboço de 1932; o mapa de 1936 mostra a fronteira sul da nação se estendendo até o extremo sul do Vilayet.

Estou entre duas posições nesta questão. Por um lado, Turan deveria ser retratada num mapa, da forma como é descrita nas estórias. Por outro, a expansão turaniana, durante a vida de Conan, faz das fronteiras de Turan um alvo móvel e, na realidade, um ponto discutível. A única maneira autêntica, pela qual posso conciliar os problemas surgidos entre contos e mapas, é tentar enxertar a Turan do mapa-esboço de 1932 sobre o bem menor Mar Vilayet do mapa de 1936. Não é a solução perfeita, mas é a que serve melhor aos contos existentes.

O próximo passo, no mapeamento de Turan, é definir o curso dos dois maiores rios turanianos: o Rio Ilbars, de Sombras de Ferro na Lua, e o Rio Zaporoska, de O Demônio de Ferro. Pelos contos, parece que o Zaporoska é o rio mais meridional e o Ilbars fica ao norte dele.

O Rio Zaporoska não aparece em sua devida posição, em nenhum dos mapas que vi do mundo hiboriano. Ele foi primeiramente desenhado no mapa LANY, de 1938, exibido por P. Schuyler Miller e John Clark, como sendo um rio hirkaniano que desembocava no extremo sul do Mar Vilayet. Examinando as evidências intrínsecas de O Demônio de Ferro, realmente o Zaporoska é mostrado desembocando no sul do Vilayet, mas do lado turaniano. É assim que vejo o caso para uma localização turaniana assentada fora.

O Demônio de Ferro mostra que Howard situou a terra natal dos yuetshis estando “ao longo da margem sul do Mar de Vilayet desde tempos imemoriais”. Ele também descreve a área ao redor de Xapur: “A costa adjacente da terra principal era inabitada; um pântano, cheio de juncos, deu lugar às feras medonhas que o assombravam. A aldeia de pescadores [yuetshis] ficava um pouco distante ao sul, na terra principal. Uma tempestade havia levado seu frágil barco pesqueiro para longe de seus lugares costumeiros, e o destruíra, numa noite de clarões chamejantes...”. Desse modo, o que isto me diz é que a ilha de Xapur fica ao norte do litoral sul do Vilayet, adjacente tanto à costa oeste quanto leste. Ao mesmo tempo em que é descrita como situada “a alguma distância” e “longe” das terras yuetshis, pode, na verdade, ser apenas distante o suficiente para que um pequeno barco possa ser levado no decorrer de uma única noite. Então, ela possivelmente fica a uns 160 km do limite norte da terra yuetshi, mas é bem mais realista situá-la a uns 80 km. Howard descreve as extensões mais baixas do Rio Zaporoska como uma “desolação de juncos”. O “pântano cheio de juncos”, adjacente a Xapur, é da mesma área que “as extensões mais baixas do Zaporoska”, uma vez que Conan é posto para fugir da ilha “pelas águas azuis, até o distante acampamento, na foz do Zaporoska”.

Além disso, O Demônio de Ferro relata que o papel do governador de Khawarizm é “guardar a fronteira”. Isto implica que a cidade é próxima à fronteira externa de Turan, e não próxima ao densamente povoado centro da nação. Quando Octávia escapa de Khawarizm, ela rouba um cavalo, cavalga a noite inteira para o litoral marinho, e nada até Xapur. Então, Khawarizm não fica na costa marítima, e também não é tão longe do acampamento de guerra de Conan, no Rio Zaporoska.

Howard descreve os incursores kozakis como uma força que atormenta as fronteiras ocidentais de Turan: “Nas largas estepes entre o Mar Vilayet e as fronteiras dos mais orientais reinos hiborianos, uma nova raça começara a soprar no último meio-século...”. É importante notar que Howard descreve a localização dos kozakis em duas estórias: O Demônio de Ferro e Sombras de Ferro na Lua. Ambos os contos situam estes bandoleiros no mesmo local: ao longo das fronteiras ocidentais de Turan. Não há menção alguma dos kozakis no sul ou leste do Mar de Vilayet. O local do acampamento de guerra de Conan parece supostamente situado como uma conexão entre os kozakis, a oeste, e os piratas hirkanianos com os quais se relaciona no mar a leste. Textualmente, parece razoavelmente certo que o Rio Zaporoska desemboque nas extensões meridionais do Vilayet que ficam dentro da terra de Turan. Por que o mapa LANY de 1938 não reflete isto, eu só posso imaginar.

O Rio Ilbars é mencionado em Sombras de Ferro na Lua, mas a estória absolutamente não descreve o curso do rio. Sua estréia num mapa hiboriano foi no mapa modificado por David Kyle, que apareceu na série de Conan publicada pela Lancer Books. Aquele mapa mostra a nascente do Ilbars situada na distância sul, numa cadeia de montanhas iranistanesas. Seu curso segue para norte, paralelo com o sudeste do Vilayet por centenas de milhas, antes de finalmente virar para leste e desembocar no mar, perto de Aghrapur. Infelizmente, esta localização está incompatível com os detalhes dos contos de Howard.

O curso do Rio Ilbars não pode ser da forma que é representado no mapa da Lancer, porque correria para dentro do Rio Zaporoska, bem antes de chegar suficientemente ao norte para fazer sua curva para leste, em direção ao Vilayet. A nascente do Ilbars só pode ser nas terras altas a oeste de Turan, nas “montanhas que margeiam as fronteiras orientais de Zamora”.

Parece bastante fácil reconstituir a nação de Turan, usando as descrições de Howard. Em grande parte, sua geografia é definida pela porção oeste do Mar Vilayet. A primeira coisa que eu faria é desenhar Turan de acordo com a própria escala do Mar de Vilayet. Turan tem quase 1600 km de extensão, enquanto Howard mostra o Mar de Vilayet com mais de 3800 km, do extremo norte ao extremo sul, em seus outros dois mapas. A fronteira turaniana começaria a cerca de 480 km da ponta do sul do Vilayet, e se estenderia num arco irregular para o norte, num ponto a 1600 km de onde começou. Isto o alinha à descrição dada nos contos. No extremo norte de Turan, ao longo da costa marítima, ficaria uma das maiores cidades da nação, a qual creio ser Shahpur (se O Demônio de Ferro estiver listando-as por ordem de importância). Ao longo da costa, até o sudoeste daquela cidade portuária, haveria um grande pantanal, cujo centro é o estuário do Rio Ilbars. A cidade de Akif ficaria ao longo do Rio Ilbars, no ponto em que as férteis planícies costeiras se transformam nas estepes ocidentais. A nascente do Ilbars seriam as montanhas a oeste, em Zamora. Ao sul do pantanal, na saliência mais ocidental do mar, ficaria o segundo maior posto turaniano: Sultanapur. Ao sul daquela cidade, ficaria o coração de Turan: as férteis planícies costeiras entre ela e a opulenta capital, Aghrapur (a primeira cidade fundada pelos colonos hirkanianos, vindos do sul). A oeste desta capital, no limite entre as estepes ocidentais e o deserto, está o posto-avançado turaniano de Vezek. Eu colocaria, como parte da margem sudoeste do Vilayet abaixo de Aghrapur, outro volumoso pântano; situando a foz do Rio Zaporoska no centro dele, adjacente à Ilha de Xapur e logo ao norte da cidade de Khawarizm. Eu faria sua nascente ser nas terras altas do leste de Koth (é o rio que Conan observa, enquanto está pregado na cruz que forma a fronteira sul de Khauran), e seu curso seria irregularmente paralelo ao limite sul das estepes, após o qual estão situados os desertos do sudoeste. Eu colocaria Khawarizm nas planícies costeiras a sudoeste do pântano, próxima ao limite do deserto. Forte Ghori fica a noroeste da cidade, no limite das estepes. A terra dos yuetshis fica ao sul dos pântanos, nas desertas terras costeiras além das fronteiras de Turan. As outras duas maiores cidades turanianas ficam fora das fronteiras oficiais da nação: Zamboula, no Deserto Kharamun, e Khorusun, na Hirkânia.



O MAR DE VILAYET


O Mar de Vilayet é uma grande massa de água, que separa as terras hiborianas de Howard das nações do Leste. É, às vezes, mencionado como Mar Interno e uma vez como o Mar Azul. É presumivelmente um mar do interior, uma vez que não tem ligações diretas com oceanos (os hirkanianos cavalgavam ao redor do extremo norte tão facilmente quanto do extremo sul). O Mar tem dois rios que sabemos que desembocam nele: o Ilbars e o Zaporoska. Há um grande número de ilhas inabitadas que pontilham o grande Mar Interno. A costa sudoeste (de Turan) é coberta de pântanos juncosos, enquanto a oeste há estepes cobertas por gramas e, no extremo norte e sul, desertos. A costa leste é descrita como montanhosa, com colinas cobertas por florestas e habitadas por grandes macacos cinzas. O Mar foi formado durante o cataclismo menor que sacudiu o mundo, 500 anos depois do Grande Cataclismo ter encerrado o mundo thuriano. A primeira nação conhecida do Vilayet foi a cidade-estado de Dagon, na ilha de Dagônia (Xapur), destruída, “perdida e esquecida, antes que os conquistadores hiborianos houvessem cavalgado para o sul”. Na época de Conan, a nação de Turan fica em seu litoral sudoeste, enquanto a terra da Hirkânia fica a seu leste.

O primeiro mapa a mostrar o Mar Vilayet (ou Interno) é o mapa-esboço que Howard desenhou. Ele mostra um Vilayet que tem quase duas vezes o tamanho dos retratados nos outros dois mapas de Howard. Ele inclui as bacias, tanto dos mares Cáspio quanto de Aral, e sua região sul é parte do Golfo Pérsico. Sua extremidade norte fica quase na mesma latitude da nação da Hiperbórea. O outro mapa de Howard, de 1932, e o de 1936, mostram um Mar Vilayet bem menor. O mar agora é apenas uma versão ampliada do Mar Cáspio, e que não mais inclui o Mar de Aral ou o Golfo Pérsico. Esta versão do Mar Vilayet tem 3860 km de norte a sul, e 800 de leste a oeste em seu ponto mais largo. Ele é representado em todos os mapas do mundo hiboriano, desenhados desde 1936.


HIRKÂNIA


A terra da Hirkânia é, de longe, a maior entidade política do leste azul. Hirkânia não é tanto uma nação quanto uma região cultural, de clãs nômades de guerreiros a cavalo e pequenas cidades-estado independentes, espalhadas por todo o país. Ela se estende da montanhosa costa leste do Mar Interno de Vilayet, para o leste até “as próprias costas do oceano oriental”. Ela fica ao norte do Iranistão, Ghulistão, Montes Himelianos e Khitai. É uma terra de campinas semi-áridas, estepes, tundra e desertos. Curiosamente, quase toda descrição física da terra por Howard menciona suas regiões montanhosas. As colinas cobertas por florestas, das montanhas ao longo do Vilayet, são habitadas por grandes e carnívoros macacos cinzas. Há portos hirkanianos ao sul das montanhas, ao longo da costa sudeste do Mar Vilayet. Os hirkanianos são descendentes dos refugiados lemurianos, que foram escravizados por uma raça chamada Khari. Após milhares de anos de servidão brutal, os lemurianos derrotaram os Khari. Os escravos eram “selvagens perambulando entre as ruínas de uma estranha civilização”. Hordas de lemurianos selvagens se espalharam pelas planícies férteis ao norte da destruída nação Khari, formando o estilo de cultura de caçador-coletores que finalmente se tornou conhecido como Hirkânia. Após um tempo, os nômades hirkanianos se espalharam para leste até o coração do continente, finalmente parando no litoral do Mar Vilayet. Os hirkanianos adentraram as terras ocidentais, com a fundação da nação hirkaniana de Turan, uns mil anos antes do governo do Rei Conan. A nação nômade floresceu cerca de 500 anos após a morte de Conan, quando as indisciplinadas tribos hirkanianas foram unidas por um grande chefe, que veio cavalgando das próprias costas do oceano oriental, e se juntaram a Turan, na destruição das nações hiborianas orientais, num vagalhão irresistível.

Há dois tipos de povos hirkanianos descritos por Howard: “Os hirkanianos são escuros, e geralmente altos e magros, embora um tipo atarracado e de olhos oblíquos seja cada vez mais comum entre eles, resultante da mistura com uma estranha raça de aborígines inteligentes, porém abrutalhados, conquistados por eles entre as montanhas a leste do Vilayet, em sua migração para oeste”.

A única cidade hirkaniana existente, mencionada por Howard nos textos de Conan, foi a cidade de Khorusun (Khurusun). Concebida para situar-se na costa sudeste do Mar Vilayet, a cidade enviou tropas numa invasão a Vendhya. É interessante notar que Khorusun é listada em O Demônio de Ferro como uma das cinco maiores cidades turanianas, visto que fica fora da própria Turan. Creio que Khorusun seja a cidade-estado natal da tribo hirkaniana que fundou Turan. A maioria dos mapas-múndi hiborianos também mostra as cidades de Secunderam e Bhalkhan como hirkanianas, mas é um erro, pois elas são cidades do Ghulistão, controladas por Turan.



IRANISTÃO


Howard praticamente não forneceu informação alguma sobre o país do Iranistão em seus contos de Conan. Basicamente, nos contam que a nação é uma monarquia e que o povo iranistanês é a raça que originou o povo do Ghulistão. Isso significa que os iranistaneses são uma raça de olhos escuros e pele clara. Eles têm uma compleição escura (trigueira) e são excessivamente peludos. Isto é importante, devido à maneira como une as regiões ao redor da nação dentro de um contexto histórico.

A geografia do Iranistão é completamente desconhecida; Howard não a descreve de forma alguma. Podemos, no entanto, fazer umas poucas estimativas cultas, baseadas no que sabemos sobre como as culturas evoluem. Quase toda importante civilização antiga se inicia ao longo da planície de um curso d’água permanente; o Iranistão não poderia ser diferente. A questão é “Onde começa?”. As regiões situadas a oeste do Iranistão são, em sua maior parte, desertas. Ao norte, fica o Mar de Vilayet e as terras a seu redor. Se o rio do Iranistão desembocasse no Mar Vilayet, a nação terminaria se disseminando ao longo do Mar Interno. Isto teria um sério impacto na história de Turan escrita por Howard. Significa que o rio do Iranistão deve desaguar no oceano que fica a seu sudeste. Isto implica que precisa haver uma sólida fileira de montanhas, situada ao norte, e possivelmente a oeste do Iranistão, para juntar o orvalho que serve como fonte da água do rio. Estas montanhas também são importantes, por servirem como um escudo, protegendo o Iranistão das ambições imperiais de Turan.

A raça iranistanesa é aparentemente de natureza tribal, e enquanto o grosso da população cresceu ao longo do rio, grupos de tribos emigrantes teriam saído, em busca de um novo local para chamarem de lar. As direções mais promissoras para viajar eram o sul e o leste, ao longo das costas do oceano. Isto resolveu bem o problema, enquanto a raça iranistanesa se espalhou para leste em direção a Vendhya, para nordeste em direção ao Ghulistão e sul da Hirkânia, e para sul até as pastagens ao norte de Zimbabo. Finalmente, um grande líder carismático surgiu numa das cidades ao longo do rio, e uniu as tribos como a nação do Iranistão. Construir uma nação não deve ter sido fácil, e há evidências dos primeiros habitantes sendo desalojados e indo embora: primeiro, os Filhos de Shem, e possivelmente os tlazitlanos, bem mais tarde.

O país do Iranistão é uma central econômica. Atua como uma encruzilhada, recebendo produtos de comércio tanto das Terras Negras ao sul quanto das nações do Leste, e canalizando-os para oeste, em direção à Stygia, e para norte até Turan. Turan havia recentemente usurpado o papel do Iranistão, ao tomar a cidade stígia de Zamboula; agora, controla todas as maiores rotas de comércio para Oeste.

Não há localizações específicas do Iranistão, mencionadas na saga howardiana de Conan, embora eu acredite ser provável que Ghaza esteja localizada entre o rio iranistanês e as (possivelmente vulcânicas) montanhas ocidentais. Sombras em Zamboula descreve a venda do barato vinho ghazaniano na cidade de Zamboula, e faz mais sentido que este vinho barato seja produzido no local, ao invés de mais de 2400 km a oeste, nos prados de Shem. De acordo com os textos apócrifos, a capital do Iranistão é chamada de Anshan.


GHULISTÃO E OS MONTES HIMELIANOS


O Ghulistão é uma terra montanhosa, localizada a sudeste de Turan e noroeste de Vendhya. De acordo com a sinopse de Howard de O Povo do Círculo Negro, o Ghulistão não é apenas uma região inculta, como a maioria das pessoas acredita, mas uma verdadeira nação. Sua sinopse narra que “Os exércitos de Turan haviam marchado por entre seus vales, mas não conquistaram as tribos das colinas. As principais cidades – Hirut, Secunderam, Bhalkhan – estavam nas mãos dos turanianos, mas Kahabhul – onde morava o rei do Ghulistão, o qual governava as tribos raramente reconhecidas – estava livre, e os turanianos não tentaram cobrar impostos, ou oprimir de outra forma, as tribos das montanhas”.

Até onde posso determinar, a descrição que Howard fez do Ghulistão em O Povo do Círculo Negro não é muito afastada da descrição na sinopse. O Ghulistão na estória existente é apresentado como uma nação que fora dividida. O governador de Peshkhauri relata que os turanianos estão incitando as tribos das colinas afghulis (do Ghulistão) a pilharem as fronteiras de Vendhya, e “se estabelecerem em Secunderam e outras cidades do norte, mas as tribos das colinas permanecem inconquistadas”. A sinopse mostra que Secunderam e Bhalkhan são cidades do Ghulistão, e não cidades hirkanianas como é habitualmente mostrado na maioria dos outros mapas. Há inclusive evidências de que o Ghulistão tem uma capital. A sinopse narra que a capital se chama Khahabul. Quando Howard escreveu O Povo do Círculo Negro, ele aparentemente mudou o nome, de Khahabul para Khorbhul, uma vez que é óbvio que ambos os nomes sejam variantes fonéticas de Kabul, capital do Afeganistão. É curioso que a cidade de Khorbhul não seja especificamente mencionada como capital do Ghulistão em O Povo do Círculo Negro, mas primeiramente é idealizada para se tornar a capital do império himeliano com o qual Gitara sonha. A cidade é firmemente localizada no Ghulistão, no entanto, uma vez que o exército contratado por Khemsha foi imaginado para tomar a cidade, expulsar os turanianos das colinas ao redor, e então dar a volta e conquistar os reinos do sul. Isto leva a uma razoável suposição de que Khorbhul seja a capital do Ghulistão.

Na verdade, é bastante fácil reconstituir o país do Ghulistão. Em grande parte, sua geografia é definida pela porção leste dos Montes Himelianos. A oeste da região de Zhiabar, as sólidas plataformas se dividem em duas longas fileiras, embora ambas sejam ainda identificadas como sendo parte dos Himelianos. A fileira meridional (a fileira proto-Karakorum) segue para sudoeste, e é a fronteira oeste da terra de Vendhya e, possivelmente, a fronteira setentrional de outras nações não-identificadas. A fileira setentrional, mais alta (a fileira proto-Hindu Kush), segue quase em linha reta para oeste, dividindo ao meio a nação do Ghulistão. Ao norte da fileira setentrional, está a região onde se situam as cidades controladas pelos turanianos: Hirut, Secunderam e Bhalkhan. Há duas passagens acessíveis através da fileira setentrional. A mais oriental é chamada Passagem de Shalizah, e fica quase diretamente ao norte da região Zhiabar do Ghulistão. A passagem mais ocidental é a Passagem de Amir Jehun, e fica no alto do extremo sul do vale de Gurashah, montada na estrada principal entre Secunderam e a região afghuli do Ghulistão. A maior parte do Ghulistão meridional fica entre os dois braços dos Montes Himelianos: uma região ocidental de terra baixa, conhecida como Afghulistão, que contém a capital Khorbhul, e uma acidentada região selvagem a leste, povoada por tribos rebeldes das colinas. A maior parte de O Povo do Círculo Negro se passa na montanhosa região oriental, onde os homens viviam pela lei da lâmina. As tribos a nordeste são os Dagozai, que vivem na área ao redor da Passagem de Shalizar. O sudeste é lar das tribos montanhesas dos zhiabaris, que naturalmente vivem na região do lado norte da Passagem de Zhiabar. Nos vales a oeste de onde vivem os zhiabaris, vivem as tribos wazulis de Khurum, Khojur e Jugra. Ao norte da região Wazuli, fica a tribo dos galzai, que moram sob o campo de visão do Monte Yimsha, a noroeste, na fileira setentrional. A parte mais ocidental deste país montanhoso é dominada de norte a sul pelas ferozes tribos afghulis. A base de operações de Conan é no país montanhoso dos afghulis, num local chamado Ghor. Uma última tribo do Ghulistão, mencionada no conto, é chamada de Khurakzai. Sua localização não é especificada, embora eles vivam perto das tribos afghulis. Creio que eles moram nas colinas a oeste da Passagem de Amir Jehun, no lado sul da fileira setentrional.

Os habitantes do Ghulistão derivam do mesmo tronco racial do povo do Iranistão. São peludos, de pele moreno-clara, com olhos escuros. Creio que os primeiros iranistaneses a migrarem para a região do Ghulistão fundaram uma nação chamada Afghulistão no sudoeste. A nação finalmente se expandiu, incorporando as tribos dispersas a oeste, enquanto se moviam para as planícies a norte dos Montes Himelianos. Renomearam seu país de Ghulistão, para refletir seu status de tribos misturadas.


VENDHYA


Vendhya é o mais rico dos “reinos dourados” que ficam ao sul dos Montes Himelianos. Ele aparece de forma bem proeminente no conto de Howard, O Povo do Círculo Negro. Os vendhianos usam túnicas distintas, feitas de fina seda, e sua religião envolve o culto de sua principal divindade, o deus Asura.

A parte melhor descrita da nação é a província setentrional ao redor da cidade de Peshkhauri. De acordo com Howard, Peshkhauri é situada onde “as quentes planícies vendhianas encontram as escarpas dos Himelianos”. Os contrafortes dos Montes Himelianos, a uma hora de cavalgada a norte e oeste da cidade, são divididos pela famosa Passagem de Zhiabar, além da qual fica a terra do Ghulistão. As tribos montanhesas dos irakzais vivem nos contrafortes mais baixos dos Himelianos e vales fluviais ao sul da Passagem de Zhiabar. A área ao sul de Peshkhauri é onde a geologia de Vendhya, criada por Howard, parece variar um pouco da maneira como os primeiros cartógrafos a apresentaram. Todos os mapistas mostraram a nação de Vendhya rodeando todo o subcontinente indiano. Isto não segue o rastro da maneira como Howard apresenta Vendhya. Primeiro de tudo, a localização do Rio Jhumda. A maioria dos cartógrafos mostra-no como um proto-rio Indo, correndo desde Peshkhauri, ao longo da fronteira oriental de Vendhya, até o mar. A sinopse de Howard de O Povo do Círculo Negro, descreve o Rio Jhumda como situado em algum lugar ao sul de Peshkhauri. Além do rio, mais ao sul, fica Ayodhya, a capital de Vendhya. Ayodhya, de acordo com Howard, fica dentro das “províncias meridionais”. Associe isto com a descrição howardiana de Yasmina como tendo “nascido nas quentes e exuberantes planícies meridionais”, e fica evidente que as províncias mais meridionais de Vendhya são localizadas nas planícies setentrionais do subcontinente indiano. Ele certamente não é descrito como se estendendo para bem longe, dentro das regiões de selvas tropicais do subcontinente meridional, de forma alguma. Uma outra localização é mencionada em O Povo do Círculo Negro: Jhelai, um local em Vendhya com cavernas sob ele. Sua localização não é exata; no entanto, o mais provável é que fique ao sul, uma vez que Yasmina visitou o lugar antes de sua jornada até Peshkhauri.

Os habitantes de Vendhya são uma raça que lembra o povo cor-de-oliva da antiga Kosala, de Pregos Vermelhos. Os governantes de Vendhya são os kshatriyas, a raça de olhos escuros e pele branca que compõe a nobreza guerreira. O governo kshatriya de Vendhya é muito antigo, uma vez que as tradições de “mil gerações de soberanos” eram a herança da Devi Yasmina, descrita por Howard como sendo a “filha de mil imperadores orgulhosos”. Parece bem óbvio que os kshatriyas são outra ramificação do tronco iranistanês de pele branca, embora bastante afastada pelo tempo. A Devi Yasmina foi eficientemente disfarçada de montanhesa do Ghulistão, ao substituir suas distintas túnicas vendhianas por simples roupas galzai. E também, parte da educação real da Devi foi o aprendizado da linguagem do Iranistão e das línguas semelhantes do Ghulistão, o que sugere que aquela gente dá certa importância à nobreza kshatriya.


KOSALA (KHOSALA)


A nação de Kosala é um dos reinos situados ao sul dos Montes Himelianos. Howard nunca mostrou Conan visitando o país; a maioria do que sabemos são informações de segunda mão. Uma curta descrição do povo e história de Kosala é dada em Pregos Vermelhos. Os habitantes originais da Antiga Kosala têm, aparentemente, raízes “lemurianas”, vez que eles eram “homens e mulheres esguios, com pele cor-de-oliva, feições exóticas e finamente esculpidas”. Vestiam finas túnicas e muitos adornos delicados e cravejados de jóias. A poderosa nobreza da Antiga Kosala incluía feiticeiros, graduados nas artes da necromancia, brandindo poderosas armas mágicas. Mesmo assim, o povo da Antiga Kosala parece valorizar muito a paz. Um grupo deles foi finalmente exilado, quando os atuais habitantes vieram do sul e assumiram a liderança da nação. Os exilados vagaram para oeste, em direção aos Reinos Negros, fundando a cidade de Xuchotl. Embora Pregos Vermelhos não nos informe como são os habitantes de Kosala, uma descrição de um deles pode ser encontrada em Sombras em Zamboula. Um kosalano, Baal-Pteor, é descrito como tendo a pele marrom, com cabelos e olhos negros. Ele era um Estrangulador de Yajur, um sacerdote na cidade de kosalana de Yota-pong. Desse modo, é razoável admitir que Kosala seja racialmente diversificada: pessoas de pele marrom do sul, misturadas com o tronco “lemuriano” de pele cor-de-oliva.

O primeiro mapa a mostrar a localização de Kosala, foi o de Tim Conrad, em 1975. Seu mapa situou Kosala a oeste de Vendhya, sul do Ghulistão e leste do Iranistão. Embora eu não saiba o verdadeiro motivo para esta localização, imagino que ela tivesse a ver com Conan afirmando que sua familiaridade com a fisiologia kosalana ocorreu durante sua tarefa como um chefe de guerra dos afghulis. O cimério planejava incitar uma horda para saquear os reinos ao sul. Assim, Conrad determinou que Kosala deva ser um daqueles reinos ao sul do Ghulistão. Embora sua localização de Kosala pareça razoável, está duramente forçada. A familiaridade de Conan com o povo kosalano pode ser devido ao saque de suas caravanas, ao invés da pilhagem das vilas do país. Mesmo assim, todos os mapas-múndi hiborianos, de 1975 para cá, se mostram espelhos da localização de Kosala por Tim Conrad.

A localização de Conrad é problemática, pois é inconsistente com o pouco que sabemos sobre o país, pelas descrições de Howard. Pregos Vermelhos narra que Kosala foi invadida por uma raça vinda do sul, mas a localização de Conrad mostra um mar sem nome ao sul. Admitir que a invasão veio do sudoeste ou sudeste também apresenta problemas. Uma invasão do sudoeste viria do Iranistão, uma nação do deserto, com gente de pele moreno-clara. Uma invasão do sudeste teria que vir de Vendhya, uma terra com dois componentes raciais descritos por Howard: os kshatriyas de pele branca, e uma raça que lembra o povo cor-de-oliva da Antiga Kosala. Qualquer invasão de Vendhya seria uma invasão kshatriya, vez que eles constituem a casta guerreira. O que significa que, de ambas as direções, os novos soberanos de Kosala seriam brancos, e não a raça de pele marrom descrita em Sombras em Zamboula. E outro problema é que Kosala também não é descrita por Howard como tendo um componente racial de pele clara, embora Conrad a tenha cercado por nações que são, ou completamente (Ghulistão, Iranistão) ou parcialmente (Vendhya) brancas.

A invasão kosalana foi descrita por Howard em seu conto final de Conan, Pregos Vermelhos. Ele devia saber onde Vendhya e Kosala ficavam, uma em relação à outra, vez que ambas as nações foram previamente mencionadas em vários contos anteriores. Se Vendhya foi a nação invasora, por que Howard simplesmente não o disse? Se ele pretendia que Kosala fosse um dos “reinos dourados” ao sul do Ghulistão, e usasse uma Vendhya não-mencionada como a fonte da invasão, por que não afirmou que a invasão veio do leste ao invés do sul? Outro ponto a ser considerado é que uma invasão a Kosala, por nações ao sul, além do Iranistão ou de Vendhya, iria propor o problema: por que nenhuma das nações foi derrotada pelos invasores de pele marrom, antes deles se instalarem em Kosala? Uma sucessiva invasão em larga escala pelo mar, se não impossível, parece antes improvável. Todos estes fatigantes problemas não fazem nada que sugira Kosala como sendo um daqueles reinos ao sul do Ghulistão. Então, onde fica?

Em Pregos Vermelhos, Conan comenta que os frisos de Xuchotl parecem orientais: ou vendhianos ou kosalanos. Isto sugere que as primeiras populações da terra derivam de uma origem comum, e que as duas nações têm uma fronteira comum. A geografia de O Povo do Círculo Negro deixa claro que Kosala não fica ao norte de Vendhya, e a evidência dos próprios textos de Howard também desfavorece bastante que poderia se situar a oeste. Existe um grande pedaço de evidência circunstancial para sustentar uma localização a leste de Vendhya. Primeiro de tudo, o nome da cidade kosalana de Yota-pong soa bem oriental, quase como se fosse da região da Indochina (como Hong Kong, Baía de Ha Long ou Rio Mekong, por exemplo), na Ásia. Outro ponto de evidência gira em torno do uso do jade. Em Pregos Vermelhos, Conan fala do saque de caravanas khitaianas de jade; então, parece razoável que o uso do jade seja exclusivo do panorama cultural khitaiano. No entanto, os kosalanos também mostram a mesma afinidade com relação ao jade, já que os exilados da Antiga Kosala usaram jade como matéria fundamental, ao construírem Xuchotl. Estes dois exemplos mostram o efeito da polinização cultural entre a Antiga Kosala e Khitai.

Um ponto sutil de evidência gira em torno da relação entre o rei de Vendhya e a princesa kosalana. Em O Povo do Círculo Negro, Howard escreve que a princesa de Kosala amava Bhunda Chand em vão. Ela pede a ele uma mecha de seu cabelo como recordação, o que ele providencia. Agentes dos Profetas Negros roubam a mecha do cabelo. Howard escreve: “Então, a verdadeira mecha viajou em caravana de camelos pela longa, longa estrada até Peshkhauri, depois até a Passagem de Zhaibar, até alcançar as mãos daqueles para quem estava destinado”. Uma viagem, da capital de Kosala até o Monte Yimsha, realmente não seria muito mais que uns 320 km, se o país fosse situado através de Tim Conrad. No entanto, uma excursão, da parte oriental do subcontinente vendhiano ao Monte Yimsha, cobre 1600 km, e seria definitivamente qualificada como uma “longa, longa” jornada.


Nota: Em meu ensaio, O Mistério das Cidades de Pedra Verde, especulei que a Antiga Kosala foi fundada por migrantes da dissolução do império chamado “Lemúria do Leste”. Minha mudança de Kosala, do oeste de Vendhya para o leste, não tem conseqüências em minha teoria. Se é que não a torna mais interessante, vez que aquele conflito entre a Antiga Kosala e a nação Khari pode ter enfraquecido os Khari, a ponto de uma bem-sucedida revolta de escravos lemurianos ser inevitável. Também gosto da idéia, de que as arcaicas tradições mágicas da “Lemúria do Leste” foram os alicerces para os magos do Leste se tornarem mais poderosos que os do Oeste. Parece uma suposição razoável, a de que Kosala seja a base das práticas de magia Oriental, vez que um kosalano, Baal-Pteor, tenta usar hipnotismo contra Conan em Sombras em Zamboula; e O Povo do Círculo Negro tenha Howard narrando que a maior parte da magia Oriental é ilusão baseada no hipnotismo.



KHITAI


Khitai é uma misteriosa nação do Leste Distante, mencionada em diversos contos de Howard. Os khitaianos são uma antiga raça de pele amarela, que varia de poderosos feiticeiros sondando “os mais profundos golfos de bruxaria cósmica”, até benévolos povos das selvas. O povo veste túnicas coloridas, feitas de seda. A história de Khitai é complexa e intrigante. Originalmente, esta região era habitada pelos Khari, uma raça de pele escura, vinda do outro lado do mar. Quando aconteceu o Grande Cataclismo, refugiados de pele amarela, da nação insular da Lemúria, fugiram para as terras dos Khari, esperando achar abrigo. Ao invés disso, foram escravizados pela antiga raça, e forçados a uma servidão brutal que durou milênios. Finalmente, os lemurianos, que haviam sido rebaixados a um nível brutal pela crueldade de sua escravidão, se revoltaram e destruíram completamente a civilização Khari. Howard escreveu que os escravos lemurianos eram “selvagens perambulando entre as ruínas de uma estranha civilização”. É neste ponto que Howard deixa uma grande lacuna na história deste povo; a história posterior exige um pouco de extrapolação. Aparentemente, alguns dos selvagens de pele amarela se instalaram nas selvas, enquanto um grande número se espalhou pelas planícies férteis ao norte, formando o estilo cultural caçador-coletor que finalmente ficou conhecido como Hirkânia. A brutalidade de sua escravidão havia erradicado todo vestígio de sua própria cultura lemuriana; era um povo que perdera seu passado. Felizmente, uma antiga civilização, que abraçara valores lemurianos, existia logo a oeste: a terra da Antiga Kosala. Eles despertaram o povo das selvas de sua ignorância, e lembraram a eles o que era ser lemuriano. A recém-formada nação de Khitai devia muito à sua companheira ocidental. Eles readquiriram sua cultura, seu estilo de magia e até seu amor pelo jade – o mineral reverenciado que os fazia lembrar de suas origens oceânicas. Infelizmente, eles também herdaram a propensão por cultos diabólicos, “não tendo deuses, exceto os demônios dos Golfos Exteriores”. É assim que Yag-Kosha vem viver como um deus, entre os templos arruinados das selvas perdidas de Khitai, “onde os macacos cinzentos dançavam ao som das flautas dos sacerdotes de pele amarela”. Outro ponto interessante é que galeras khitainanas estavam visitando as terras do Oeste desconhecido, aproximadamente 1500 anos antes do reinado de Conan, de acordo com Marchadores de Valhalla (*). Khitai deve ser uma vigorosa nação marítima – compreensível, dadas as suas origens lemurianas.

Todo mapa-múndi hiboriano retrata a nação de Khitai ocupando a terra inteira da China, começando pelo mapa de Conrad, de 1975. Há um pouco de desacordo com a maneira como Howard descreve o país, em seus contos de Conan. Toda descrição mostra Khitai como uma terra “perdida na selva”; um lugar de “selvas assombradas e proibidas”. Umas folhagens estranhamente exóticas crescem naquelas selvas khitaianas: lótus negro e uma viva Árvore da Morte. Até a capital da nação fica no meio da selva, vez que o feiticeiro que resgatou Salomé levou-a para a “Paikang de torres púrpuras, com seus minaretes elevando-se entre as florestas de bambus enfeitados por trepadeiras”. Eu estabeleci, num ensaio anterior, que o clima mundial, durante a Era Hiboriana, não é de fato muito diferente do nosso clima atual. Para Khitai existir como uma terra de selvas, ela precisa se situar bem mais ao sul, nas regiões atuais da China Meridional e Indochina (Sudeste da Ásia).


* * *

TERRA INCÓGNITA


REINOS DOURADOS AO SUL DOS HIMELIANOS


O conto de Conan O Povo do Círculo Negro dá a entender que há um grupo de “reinos dourados”, nas planícies ao sul dos Montes Himelianos do Ghulistão. O tamanho e a quantidade destas nações são desconhecidos, embora o mais oriental seja Vendhya, e o Iranistão seja provavelmente o mais ocidental. Uma pequena quantidade de informações pode ser deduzida sobre a natureza homogênea desta região, a partir dos indícios que Howard nos dá. Howard afirma que os governantes destes reinos são considerados pequenas divindades. Isto implica que as nações compartilham um conjunto bastante similar de valores religiosos, se não uma religião comum. Parte da educação real da Devi vendhiana foi aprender a língua do Iranistão, e as línguas semelhantes do Ghulistão. Não há menção das linguagens faladas nestes reinos meridionais, o que implica que eles falam, provavelmente, Iranistanês. Uma vez que assentamentos iranistaneses povoaram esta região, é bastante segura a teoria de que os “reinos dourados” foram um dia províncias e/ou cidades-estado que ficaram independentes de sua terra natal. Os reinos meridionais aparecem notavelmente nos planos de vários personagens, em O Povo do Círculo Negro. Conan adentrou o Ghulistão, com o propósito explícito de incitar uma horda a saquear os reinos ao sul. As mesmas nações, situadas ao sul de Khorbhul, seriam os alicerces na fantasia imperial de Gitara. Conan faz referência à natureza política destas terras, quando especula que o destino de Yasmina é “se casar com algum velho rei seco das planícies”.

Um destes “reinos dourados” é mencionado num dos textos apócrifos. De acordo com o texto em questão, há uma pequena nação chamada Venji, que fica diretamente a leste do Iranistão, ao sul de uma cadeia de montanhas. Sua capital, Tarqheba, fica na costa marítima do país. O conto narra que os turanianos invadiram o país e o renomearam como Venjipur. O texto também relata que aquela terra é um país chuvoso e com selvas, o que realmente não é possível para esta região.


REGIÃO SUL DE VENDHYA E KOSALA


Há uma região que fica ao sul das quentes planícies vendhianas: a parte de florestas chuvosas do subcontinente. No conto Pregos Vermelhos, Howard explica que os ancestrais do povo que vive na Kosala atual vieram do sul e expulsaram os habitantes da Antiga Kosala para o exílio. Os antigos kosalanos eram um povo de pele cor-de-oliva, enquanto Sombras em Zamboula descreve um diferente tipo étnico de kosalano: com pele marrom escura. Parece lógico concluir que a parte meridional do subcontinente vendhiano é habitada por um povo de pele marrom.

Não se sabe se há nações, cidades-estado ou tribos dispersas povoando a área; pode ser tudo isto. Embora Howard situe de fato um grupo populacional específico dentro desta área, ele descreve um membro de um grupo que pode se ajustar de forma exata. Na cidade de Zamboula, Conan flerta com uma bela mulher de pele marrom, no Bazar dos Forjadores de Espada. Howard chamou a mulher de ghanara. Muitos dos dicionários geográficos de Conan tendem a igualar os ghanaras com um outro povo, chamado ghanata, tratando o nome como uma variante ortográfica. Isto está errado por duas razões: os ghanaras têm pele marrom, e os ghanatas são descritos como negros. E também, ela é mencionada como uma ghanara, o que significa que é membro da tribo Ghanar. Ghanatas são membros da tribo Ghanata. São dois povos diferentes. Vez que não é mencionada a terra natal dos ghanaras de pele marrom, acho perfeitamente razoável admitir que eles vivam na região de selvas, ao sul de Vendhya e Kosala – na terra do povo de pele marrom.

Outro grupo populacional, que presumivelmente vive nesta área, é um pequeno enclave de pictos. De acordo com Marchadores de Valhalla, os pictos estavam morando “entre as colinas, cobertas por selvas, de uma terra distante que marcava a migração mais oriental de sua raça...”, e foram descobertos por uma horda viajante de aesires. O caminho dos aesires levava a uma terra, cuja descrição soa muito parecida com o subcontinente vendhiano: “a terra das palmeiras e elefantes”. De Vendhya, sua viagem leva até a costa oriental da antiga Ásia, e então para norte, em direção a Behring. As únicas selvas que os aesires atravessariam eram no subcontinente vendhiano, e nas terras de Kosala e Khitai. Como os pictos são muito irreprimíveis, parece pouco provável que Kosala e Khitai pudessem tolerá-los em seus países; por isso, uma localização nas selvas ao sul de Vendhya.


REGIÃO NORTE DA HIRKÂNIA


Howard, numa carta para P. Schuyler Miller em 1936, escreveu sobre uma terra que fica ao norte da Hirkânia: “[Conan] viajou bastante, não só antes de ser rei, mas também depois. Ele viajou para Khitai e Hirkânia, e até às regiões menos conhecidas, ao norte e sul”. Embora nunca saibamos exatamente o que Howard quis dizer com esta região, é bastante seguro apostar que há uma diferença cultural entre ela e a Hirkânia. Se eu fosse arriscar uma suposição, acreditaria que o povo desta região está provavelmente relacionado aos inteligentes aborígines de olhos oblíquos, das montanhas da Hirkânia ocidental, mais provavelmente aos ancestrais dos povos atuais da Ásia Oriental. A região ficaria em algum lugar ao norte da Hirkânia central ou oriental, vez que o noroeste da Hirkânia se estende até a ponta setentrional do Mar de Vilayet. Howard nunca situou nada nesta região, embora os textos apócrifos afirmem que a terra de Pathenia fique bem ao norte de Khitai.


REGIÃO SUL DE KHITAI


Na mesma afirmação mencionada na entrada anterior, Howard escreveu sobre uma terra pouco conhecida, que fica ao sul da nação de Khitai. Curiosamente, o mais provável candidato para esta região seria o há muito perdido subcontinente de Sundaland, no sudeste asiático. Devido à atividade tectônica e a elevação do nível do mar, Sundaland se despedaçou, pouco depois do fim da Era Glacial, em Península Malaia, Java e Bornéu. Uma área maior que a Índia, Sundaland é considerada por especialistas como o lar dos povos austronésios. Uma coisa é certa: a região forneceu desafios sem igual para qualquer um que se instalasse lá. As linhas costeiras de Sundaland eram extremamente baixas e propensas a inundações freqüentes, e as terras devem ter sido arruinadas por violentas atividades vulcânicas e sísmicas.

Infelizmente, não temos meios verdadeiros de saber qual a concepção de Howard sobre como a região é realmente instalada: se lá havia reinos civilizados, ou se era uma área deserta e selvagem. A única localização nesta área, que ele menciona, é de Inimigos em Casa. O conto descreve um local situado além da terra de Khitai, chamado os Pântanos dos Mortos. O lótus cinza, que leva à loucura, cresce neste pântano. Faz sentido situá-lo aqui, uma vez que Sundaland seria, em grande parte, uma pantanosa e tropical floresta chuvosa.


* * *


Meu mapa está seguindo a tradição de meu outro mapa, da Stygia e Nações Negras, e se mostra bastante semelhante àqueles mapas que Howard fez à mão. Não será totalmente inclusivo, nem mostrará todos os pontos de interesse; somente as nações e umas formações de terra são mostradas. Deixarei o mapa mais inclusivo para uma época posterior. E, no mais, acho que este exercício foi mesmo bem executado; tenho realmente a sensação de ter sido a mais acurada excursão cartográfica que já vi da região. Ela se ajusta a literalmente tudo o que Howard escreveu sobre o tema do “Leste Azul”. Essa foi, de qualquer forma, a razão exclusiva para fazê-la.




(*) – Na qualidade de leitor que acredita que Mayapan tenha tido influências, não apenas dos lemurianos pré-Toltecas, mas também da cultura da destruída Khemu (ver nota no final de “O Mistério do Oeste Desconhecido”), creio que a chegada de Ishtar ao continente americano tenha sido, não 1500 anos antes da Era de Conan, mas talvez uns 3000 anos ou mais (Nota do Tradutor).


Tradução: Fernando Neeser de Aragão.

Fonte: http://www.dodgenet.com/~moonblossom/Cmuse18.htm
Compartilhar