Matérias e Entrevistas: Mythos Editora Explica a Distribuição Setorizada de Conan

por Cronista
em 07/10/2004

AVISO AOS LEITORES DE CONAN E DEMAIS TÍTULOS DA MYTHOS:

Nas edições 26 e 27 de CONAN, O BÁRBARO (que tem distribuição nacional), meu editorial anunciava que, a partir de abril, os Discípulos do Aço passariam a encontrar a nova revista CONAN, O CIMÉRIO na segunda quinzena da cada mês. Também redigi que o espetacular CONAN ESPECIAL EM CORES: A CIDADELA DOS CONDENADOS estaria em todas as bancas no final de maio.

Lamento informar que as informações acima foram equivocadas. Devido a uma falha de comunicação interna, eu, o editor desses títulos, não havia sido informado que O CIMÉRIO, CIDADELA e TODOS OS NOVOS TÍTULOS da Mythos teriam DISTRIBUIÇÃO SETORIZADA.

Infelizmente, essa medida foi inevitável devido a dois aumentos de custos gráficos (só neste primeiro semestre). Quando lançamos CONAN, A LENDA com distribuição nacional, nossa esperança era de que a nova série da Dark Horse, sucesso absoluto nos Estados Unidos, repetisse seu êxito no Brasil. Porém, apesar de seu bom desempenho, nem mesmo A LENDA atingiu nossas expectativas (embora nem sonhássemos com os 100 mil exemplares vendidos nos EUA). Conseqüentemente, fomos obrigados a setorizar o número 1 de CONAN, O CIMÉRIO pois, caso contrário, o preço da revista teria de ser bem mais alto. Com a setorização, podemos "driblar" eventuais repasses de aumentos gráficos, já que ela nos permite cobrir um maior número de pontos de venda com tiragens menores.

Por mais revoltados que estejam os leitores de estados distantes, acreditem, essa medida foi absolutamente necessária. Peço desculpas a todos pela frustração, em especial aos fãs do Gigante de Bronze, que aguardam ansiosamente a chegada de O CIMÉRIO e CIDADELA DOS CONDENADOS. Segundo informações da distribuidora, o tempo médio para que esses e todos os nossos títulos setorizados sejam recolhidos em SP e Rio e atinjam outras capitais é de 50 dias. Depois, todas as publicações com mais de uma edição chegarão normalmente a cada 30 dias.

Aproveito para prestar outro esclarecimento: muitos Discípulos do Aço afetados pela setorização estão nos contatando pra saber se podem fazer assinaturas. Novamente, a instabilidade dos custos gráficos e a variação cambial (afinal, o dólar é moeda corrente na negociação dos nossos quadrinhos) torna impossível estabelecer um sistema de assinaturas tradicional, onde o leitor paga adiantado por um ano de cada revista e, com isso, recebe um desconto sobre o preço de capa. Portanto, lamento mais uma vez, mas o máximo que a Mythos pode fazer é vender revistas diretamente aos leitores que não desejam, em hipótese alguma, aguardar a segunda fase de distribuição. Entretanto, nesse caso há um inconveniente: a despesa postal. A venda direta seria um serviço prestado pelo nosso setor de Atendimento ao Leitor e sob as mesmas normas adotadas para números atrasados: ou seja, a cada título adquirido, o comprador deve acrescentar R$ 1,40 para despesas de manuseio e remessa. Em suma, no caso de títulos recentes, me parece mais vantajoso esperar e adquiri-los nas bancas mesmo. Contudo, se ainda assim houver quem faça questão de comprar imediatamente, é só entrar em contato com Michele Navarro, nossa responsável pelo atendimento ao cliente. O e-mail dela é numerosatrasados@mythoseditora.com.br , e nossso telefone, (11) 30216607.

Antes de encerrar, reitero meu pedido de desculpas a todos os leitores que ficaram chateados. Nossa meta é continuar publicando grandes histórias em quadrinhos e garantir que elas cheguem a todo mundo, por um preço justo. No panorama atual, não há mais como atingir esse objetivo sem ajustar a distribuição. Espero que este esclarecimento franco e honesto ajude a compreender nossa forma de trabalho.

Atenciosamente,
Fernando Bertacchini.
Editor

Compartilhar