Matérias e Entrevistas: Combate em Conan D20

por REDERPG / D&D Brasil
em 07/10/2004

Aqui segue um exemplo de como o combate funciona em Conan RPG – pelos menos no que os fãs tiveram acesso. Então tenham em mente que pode haver mais (ou menos) do que é descrito aqui.

Primeiro sobre os personagens. Eles foram construídos usando a chamada opção Heróica – isso significa que os seus atributos são gerados rolando 1d10 e somando 8 ao resultado. Sim, vocês leram direito.

Os jogadores desse exemplo escolheram classes favorecidas para seus personagens de nível 1 – o que lhes garante um talento adicional em Conan RPG.

As perícias não são listadas porque dificilmente farão diferença nesse combate. Resumindo, o personagem Cael ganhou 24 pontos de perícia como Bárbaro enquanto que o personagem Dirk ganhou 16 pontos como Soldado.

Agora, os personagens em si:

Cael, o Cimério

Raça: Cimério
Classe: Bárbaro
Nível: 1

FOR: 18 (+4)
DES: 17 (+3)
CON: 18 (+4)
INT: 10 (0)
SAB: 9 (-1)
CAR: 10 (0)


Iniciativa: +7 (Des + Reflexos)
PV: 14 Pontos de Destino: 3
Valor de Defesa de Esquiva: 13
Valor de Defesa de Aparar: 15


Fort: +6 Ref: +5 Von: +1 (com um +2 adicional contra de medo)

Bônus de Base de Ataque: +1
Corpo-a-Corpo: +5 (+6 com Espada Longa)
Ataque de Finesse: +4
Ataque à Distância: +4

Habilidades Especiais: Rastrear, Versatilidade (-2), Temerário, Aparar, Foco com Arma: Espada Longa

Equipamento:
Espada Longa 1d10 19-20/x2 Perfurante de Armadura: 3
Adaga 1d4 19-20/x2 Perfurante de Armadura: 1




Dirk de Aquilônia

Raça: Hiboreano
Classe: Soldado
Nível: 1

FOR: 14 (+2)
DES: 14 (+2)
CON: 14 (+2)
INT: 13 (+1)
SAB: 12 (+1)
CAR: 10 (0)

Iniciativa: +4 (Des + Reflexos)
PV: 12 Pontos de Destino: 4
Valor de Defesa de Esquiva: 12 (15 com escudo contra ataques à distância)
Valor de Defesa de Aparar: 13 (16 com escudo)

Fort: +4 Ref: +2 Von: +1

Bônus de Base de Ataque: +1
Corpo-a-Corpo: +3 (+4 com Espada Longa)
Ataque de Finesse: +3
Ataque à Distância: +3

Habilidades Especiais: Aparar, Especialização, Foco com Arma: Espada Longa

Equipamento:
Espada Longa 1d10 19-20/x2 Perfurante de Armadura: 3
Punhal 1d6 19-20/x2 Perfurante de Armadura:1

Gibão Acolchoado – Redução de Dano: 3
Coifa de Aço - Redução de Dano: +1

Escudo: Targe
+3 para Valor de Defesa
-2 Penalidade por Armadura
1d4 Dano de Concussão, x2 Sucesso Decisivo




Agora – o combate!

Cael e Dirk se encaram sobre um terreno regular. Ambos os adversários tem suas espadas longas já desembainhadas.

Iniciativa!

Cael: 16 + 7 = 23
Dirk: 20 + 4 = 24

Dirk começa com sorte! Ele avança sobre Cael. Cael por sua vez escolhe Aparar (uma ação livre). Isso significa que Dirk precisa de um 15+ para atingi-lo.

Ele rola um 7. Adicionando seu modificador corpo-a-corpo, ele consegue um 11. Com um sonoro “clang!”, Cael facilmente apara o golpe enquanto que gira para cortar Dirk por debaixo de seu gibão. Esse é um ataque de finesse (Espadas longas usadas com as duas mãos podem ser usadas como armas de finesse. Cael ainda mantém seu +1 de bônus de Foco com Arma.)

Cael rola 9. Adicionando 5 (+4 de finesse, +1 de Foco com Arma) ele consegue um 14. Isso normalmente seria um acerto – mas Dirk apara com seu escudo (uma ação livre que eleva o Aparar de Dirk para 16) – e segue-se um baque surdo da espada de Cael atingindo o escudo.

É vez de Dirk novamente. Ele ataca com sua espada. 11 + 4 = 15 – Um acerto!!! Ele rola o dano – este é 1d10 + 2 (da sua Força). Ele rola um 9 para um total de 11 pontos! Ai! Isso deixa Cael com 3 pontos de vida.

Cael percebe que tem sérios problemas. Ele jura perante Crom que não irá morrer hoje e com um grito ataca novamente. Dirk ergue seu escudo – esperando assim aparar o ataque. Cael tenta um ataque de finesse novamente. Se tiver sucesso ele irá ignorar a redução de dano da armadura de Dirk. 12 + 5 = 17. Sucesso! Ele gasta um Ponto de Destino para realizar um Golpe Poderoso ao invés de rolar dano – isso significa que ele causa dano máximo. 16 pontos de dano! (Uma espada longa usada com as duas mãos usa 1,5 x o modificador de Força.) Infelizmente o ataque de finesse de Cael falhou em superar o Aparar de Dirk por 4 pontos. Se tivesse ele sucedido, poderia ter ignorado a redução de dano da armadura de Dirk.

A armadura de Dirk lhe dá redução de dano 4. Isso reduz o ataque de Cael para 12 pontos de dano. O que leva Dirk a 0 pontos de vida!

Dirk agora está incapacitado. Ele pode tentar atingir Cael novamente – mas isso iria fazer com que Dirk caísse para –1 e começasse a morrer. Dirk decide se render, esperando que o Bárbaro não o mate – afinal de contas todos os códigos de honra Bárbaros falam que um adversário honrado não pode ser morto.

Cael admite que Dirk quase ganhou a luta – e deixa o aleijado Soldado se retirar para cuidar de seus ferimentos...
 
Scooper: André Carneiro
Fonte:
Fórum da RPG.net
Tradução:
Tzimisce
Equipe REDERPG / D&D Brasil
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