em 07/10/2004
Aqui segue um exemplo de como o combate funciona em Conan RPG pelos menos no que os fãs tiveram acesso. Então tenham em mente que pode haver mais (ou menos) do que é descrito aqui.
Primeiro sobre os personagens. Eles foram construídos usando a chamada opção Heróica isso significa que os seus atributos são gerados rolando 1d10 e somando 8 ao resultado. Sim, vocês leram direito.
Os jogadores desse exemplo escolheram classes favorecidas para seus personagens de nível 1 o que lhes garante um talento adicional em Conan RPG.
As perícias não são listadas porque dificilmente farão diferença nesse combate. Resumindo, o personagem Cael ganhou 24 pontos de perícia como Bárbaro enquanto que o personagem Dirk ganhou 16 pontos como Soldado.
Agora, os personagens em si:
Cael, o Cimério
Raça: Cimério
Classe: Bárbaro
Nível: 1
FOR: 18 (+4)
DES: 17 (+3)
CON: 18 (+4)
INT: 10 (0)
SAB: 9 (-1)
CAR: 10 (0)
Iniciativa: +7 (Des + Reflexos)
PV: 14 Pontos de Destino: 3
Valor de Defesa de Esquiva: 13
Valor de Defesa de Aparar: 15
Fort: +6 Ref: +5 Von: +1 (com um +2 adicional contra de medo)
Bônus de Base de Ataque: +1
Corpo-a-Corpo: +5 (+6 com Espada Longa)
Ataque de Finesse: +4
Ataque à Distância: +4
Habilidades Especiais: Rastrear, Versatilidade (-2), Temerário, Aparar, Foco com Arma: Espada Longa
Equipamento:
Espada Longa 1d10 19-20/x2 Perfurante de Armadura: 3
Adaga 1d4 19-20/x2 Perfurante de Armadura: 1
Dirk de Aquilônia
Raça: Hiboreano
Classe: Soldado
Nível: 1
FOR: 14 (+2)
DES: 14 (+2)
CON: 14 (+2)
INT: 13 (+1)
SAB: 12 (+1)
CAR: 10 (0)
Iniciativa: +4 (Des + Reflexos)
PV: 12 Pontos de Destino: 4
Valor de Defesa de Esquiva: 12 (15 com escudo contra ataques à distância)
Valor de Defesa de Aparar: 13 (16 com escudo)
Fort: +4 Ref: +2 Von: +1
Bônus de Base de Ataque: +1
Corpo-a-Corpo: +3 (+4 com Espada Longa)
Ataque de Finesse: +3
Ataque à Distância: +3
Habilidades Especiais: Aparar, Especialização, Foco com Arma: Espada Longa
Equipamento:
Espada Longa 1d10 19-20/x2 Perfurante de Armadura: 3
Punhal 1d6 19-20/x2 Perfurante de Armadura:1
Gibão Acolchoado Redução de Dano: 3
Coifa de Aço - Redução de Dano: +1
Escudo: Targe
+3 para Valor de Defesa
-2 Penalidade por Armadura
1d4 Dano de Concussão, x2 Sucesso Decisivo
Agora o combate!
Cael e Dirk se encaram sobre um terreno regular. Ambos os adversários tem suas espadas longas já desembainhadas.
Iniciativa!
Cael: 16 + 7 = 23
Dirk: 20 + 4 = 24
Dirk começa com sorte! Ele avança sobre Cael. Cael por sua vez escolhe Aparar (uma ação livre). Isso significa que Dirk precisa de um 15+ para atingi-lo.
Ele rola um 7. Adicionando seu modificador corpo-a-corpo, ele consegue um 11. Com um sonoro clang!, Cael facilmente apara o golpe enquanto que gira para cortar Dirk por debaixo de seu gibão. Esse é um ataque de finesse (Espadas longas usadas com as duas mãos podem ser usadas como armas de finesse. Cael ainda mantém seu +1 de bônus de Foco com Arma.)
Cael rola 9. Adicionando 5 (+4 de finesse, +1 de Foco com Arma) ele consegue um 14. Isso normalmente seria um acerto mas Dirk apara com seu escudo (uma ação livre que eleva o Aparar de Dirk para 16) e segue-se um baque surdo da espada de Cael atingindo o escudo.
É vez de Dirk novamente. Ele ataca com sua espada. 11 + 4 = 15 Um acerto!!! Ele rola o dano este é 1d10 + 2 (da sua Força). Ele rola um 9 para um total de 11 pontos! Ai! Isso deixa Cael com 3 pontos de vida.
Cael percebe que tem sérios problemas. Ele jura perante Crom que não irá morrer hoje e com um grito ataca novamente. Dirk ergue seu escudo esperando assim aparar o ataque. Cael tenta um ataque de finesse novamente. Se tiver sucesso ele irá ignorar a redução de dano da armadura de Dirk. 12 + 5 = 17. Sucesso! Ele gasta um Ponto de Destino para realizar um Golpe Poderoso ao invés de rolar dano isso significa que ele causa dano máximo. 16 pontos de dano! (Uma espada longa usada com as duas mãos usa 1,5 x o modificador de Força.) Infelizmente o ataque de finesse de Cael falhou em superar o Aparar de Dirk por 4 pontos. Se tivesse ele sucedido, poderia ter ignorado a redução de dano da armadura de Dirk.
A armadura de Dirk lhe dá redução de dano 4. Isso reduz o ataque de Cael para 12 pontos de dano. O que leva Dirk a 0 pontos de vida!
Dirk agora está incapacitado. Ele pode tentar atingir Cael novamente mas isso iria fazer com que Dirk caísse para 1 e começasse a morrer. Dirk decide se render, esperando que o Bárbaro não o mate afinal de contas todos os códigos de honra Bárbaros falam que um adversário honrado não pode ser morto.
Cael admite que Dirk quase ganhou a luta e deixa o aleijado Soldado se retirar para cuidar de seus ferimentos...